Coluna Gestão e Negócios-29/05/2010-Comemorar vitórias é importante, premiar os colaboradores também

Comemorar vitórias é importante, premiar os colaboradores também

Nesta época em que várias seleções de futebol começam a se preparar para entrar em campo para disputar a copa do mundo podemos observar que quando o time ganha todos comemoram, os que estão no banco de reserva, auxiliares, ajudantes e todos aqueles que, de uma maneira contribuíram para que a vitória fosse possível. A comemoração em equipe é muito melhor, fortalece os laços entre os integrantes, partilhar o gosto da vitória pode ser até mais interessante que um salário elevado, porque faz com que o pessoal sinta orgulho de saber que faz parte de um time vencedor. Levar esse exemplo do mundo esportivo para o ambiente empresarial é extremamente válido, porem não se discute o fato de que a vantagem financeira motiva e aumenta a produtividade do colaborador.  Para motivar os funcionários o governo regulamentou o Programa de Participação nos Lucros ou Resultados, ou simplesmente PLR um mecanismo legal que permite instituir premiações financeiras como estímulo ao aumento da produtividade dos empregados o que pode ser uma alternativa interessante frente à concessão de benefícios diferenciados e outras formas de compensação. Devemos lembrar que aqueles que não se renovam estacionam na história.

Vantagens

Conforme demonstram estudos sérios na área de recursos humanos, a perspectiva de lucrar com o incremento dos negócios da empresa motiva os profissionais a melhorar sua produtividade.

Organizações que adotam essa política costumam perceber uma elevação quase instantânea na qualidade dos serviços prestados pelos seus funcionários e colaboradores

O Programa de Participação nos Lucros ou Resultados, ou simplesmente PLR, regulamentado pela Lei nº 10.101/00, é um mecanismo legal que permite instituir premiações financeiras como estímulo ao aumento da produtividade dos empregados sem o risco de ver o benefício ser incorporado para sempre às remunerações.

As empresas que primam pela cultura do compartilhamento e aplicam estímulos à busca de resultados crescem continuamente, e tendem, cada vez mais, a se tornar líderes em seus segmentos

Desafio

A hierarquia engessada, em que os chefes são mandatários absolutos, impede os demais colaboradores de se sentirem como verdadeiros integrantes do time.

Muitas empresas temem que os incentivos financeiros acabem se incorporando ao salário dos empregados, o que acabaria por onerar suas folhas de pagamento.

Para dar certo, a empresa precisa definir qual será a metodologia adotada para a premiação dos empregados que geralmente são sempre atrelados a X% de vendas ou outras metas corporativas ou de desempenho individual, porem esta metodologia deve ser discutida com o sindicato que representa os empregados

Fonte: Baseado no artigo de Eduardo Pocetti, publicado no portal Jornal Brasil Econômico

Leia Mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s