Pedro Paulo Galindo Morales.
Resumo: O texto fala de problemas como abacaxi, pepino…..
Leitores. Toda empresa tem seu problemas do dia a dia, mas no final de ano todos aparecem de uma vez só, enquanto trabalhava ate tarde, em uma dessas paradas para um café me veio à mente o titulo deste texto.
Vocês devem estar pensando que titulo estranho?
Vejamos. Quando vamos a uma feira livre encontramos quase tudo aquilo que queremos, lembro-me dos pasteis das feiras de São Paulo quentes e deliciosos. Estou saindo do tema.
As empresas de um modo geral sempre têm problemas e alguns difíceis de resolver, quer se tenha um bom planejamento ou não, uma equipe boa ou não tão boa, simplesmente os problemas aparecem e temos que resolver. Esses problemas podem ser comparados a frutas, legumes e demais produtos que são vendidos na feira livre.
Vamos à lista de “compras”
- Abacaxi: é um problema de difícil solução, geralmente há muitos espinhos e não costumam ser doces, às vezes já estão passados;
- Pepino: é um problema não tão serio como um abacaxi porem tem uma diferença, mesmo resolvido ele fica “rodando por algum tempo”.
- Ovos: lembra-me omelete e omelete para ser feito é preciso quebrar os ovos, é a situação em que para se mudar alguma coisa é preciso quebrar um paradigma e toda mudança sempre desaloja alguém, é ai que esta o problema.
- Limão: é quando existem decisões e soluções azedas para se tomarem;
- Queijo: muitas vezes temos que usar a técnica do queijo suíço, fazer a tarefa aos poucos juntamente com outras mais urgentes.
- Salada: é quando temos vários problemas em um único prato.
Como vimos na nossa feira existe de tudo um pouco. Será que me esqueci de algo? Sim, o pastelão porque em alguns casos temos situações que mais parecem uma comédia! Vamos refletir sobre isso!
Gostei do seu texto. Bem escrito. Bom senso de humor, criatividade… Pedro, acho que você e o Reinaldo Müller são ótimos articulistas. Eu vi uma frase do Müller que matou a pau > Não acredite na sabedoria coletiva da ignorância individual…
Antonio,
Muito obrigado por acessar o site, fico feliz que tenha gostado do texto, descobri mais uma fruta : a jaca que é aquela situação que todo mundo se mela.
Pedro Paulo Morales