Coluna Gestão e Negócios: A Criação de Valores através da Contabilidade Gerencial

Coluna Gestão e Negócios – Pedro Paulo Galindo Morales – Coluna Gestão e Negócios

Esta coluna é publicada aos sábados

A Criação de Valores através da Contabilidade Gerencial

Por Pedro Paulo Galindo Morales

A Contabilidade sempre foi usada para estudar o patrimônio das entidades, dentro dos ramos desta ciência temos a contabilidade gerencial que foi se desenvolvendo através dos anos e hoje se configura como uma das principais fornecedoras de informações para a gestão econômica das empresas. A contabilidade gerencial através do tempo se desenvolveu, vamos mencionar quatro etapas desse desenvolvimento onde cada uma teve um foco de atuação diferente.

Na primeira etapa o foco foi o controle de custos e financeiros, ou seja, é exercido um forte controle sobre os custos e índices financeiros a fim de maximizar o lucro da empresa.
Na segunda etapa o foco muda para planejamento empresarial, onde o controle de desempenho ganha um destaque muito grande, nesta etapa a contabilidade gerencial passa acompanhar todo o planejamento estratégico da empresa.

Em seguida o foco se volta para a redução de desperdícios é a etapa onde as empresas começam a analisar as despesas com o objetivo de evitar gastos desnecessários. O grande problema enfrentado nessa etapa é que geralmente às funções administrativas não são passiveis de quantificação de seus gastos a não ser através da experiência de gestores ou porque são utilizados conjuntamente e indiretamente em vários departamentos (características dos gastos indiretos).

Finalmente na 4 º etapa o foco se direciona para a criação de valor. A criação de valor em uma empresa é feita através da medição do resultado das ações adotadas pelos gestores da empresa, costuma-se dizer que a criação de valor esta relacionado à capacidade da empresa gerar benefícios futuros (caixa) superiores aos seus desembolsos feitos no presente e para isso é preciso fazer as seguintes considerações. Qual será a magnitude de ganhos seguindo essa estratégia? Por quanto tempo iremos ganhar? Qual o risco que estamos correndo?

Ao analisar essas alternativas e encontrando como resultado ganhos futuros (descontados) maiores que os ganhos presentes, conceito contábil de fluxo de caixa, as empresas estão criando valor para seus proprietários e acionistas, caso contrario as empresas estarão destruindo valores.

As empresas que tem como foco a criação de valor se tornam mais saudáveis e sólidas, proporcionam benefícios para a sociedade, maiores oportunidades de carreira para os colaboradores e maiores possibilidades de negócios para os fornecedores.

Diante deste contexto a contabilidade gerencial torna-se uma ferramenta de apoio muito importante para as decisões empresariais, desde que as informações sejam apresentadas em um formato capaz de ser entendida por todos, em tempo certo e colocadas numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada proporcionado assim, através de sua analise, criação de valores através do tempo.

Anúncios

7 Responses to Coluna Gestão e Negócios: A Criação de Valores através da Contabilidade Gerencial

  1. Julio Cesar S. Santos disse:

    Prezado Pedro Paulo:

    Sua argumentação sobre a Contabilidade Gerencial como ferramenta para tomada de decisão foi brilhante.
    Parabéns pelo belo artigo.
    Um abraço
    JULIO CESAR

    • editor disse:

      Julio,
      Muito obrigado pelo seu comentário, hoje em dia o que as enpresas mais precisam é a criação de valores que tragam sustentabilidades para suas operações.

      Um abraço
      Pedro Paulo

  2. Henrique Lanhoso de Siqueira disse:

    Você esta de Parabéns, pelos seus artigos Pedro Morales, lembra da epoca que no final de tarde iamos comprar pãozinho no Pão de Açucar ? Oh férias boas aquelas!!!
    Mande noticias , email:henriquesiq@hotmail.com
    Abraços
    Henrique

    • editor disse:

      Henrique, que satisfação encontra-lo aqui no Blog. Obrigado pelo seu gentil comentário.
      Um abraço
      Pedro Paulo Morales

  3. Henrique Lanhoso de Siqueira disse:

    desculpe, meu email é: henriquesiq@ig.com.br

  4. Gesse Araujo disse:

    Prof. Pedro Paulo

    Seus textos são para mim, aprendizados continuado. Ainda estou na Introduação ao Gerenciameto de Projeto na Pós, porém o seu texto “Uma Orquestra Sinfônica Vista Como Uma Empresa” está me norteando em várias idéias para delinear o projeto. Obrigado pelo tempo que dispõe em sociabilizar seus conhecimentos. Grato.

    • editor disse:

      Gesse,

      É muito bom quando através de um artigo conseguimos ajudar outras pessoas , vejo que você esta firme em seus objetivos, caso precise de uma ” força” extra pode contar comigo. Obrigado por ser leitor assíduo do Blog Falando de Gestão”

      Um abraço,
      Pedro Paulo Morales

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: