Torna-te quem tu és

Por Israel Araújo

Um dos leitores desta  coluna pede que sejamos explícitos em relação ao autoconhecimento do executivo. O pedido decorre do texto aqui publicado em que citamos Sócrates (Conhece-te a ti mesmo) e Sun Tzu (Conhece-te a ti mesmo e a teu adversário e vencerás cem batalhas). Aplicamos e recomendamos um teste que foi desenvolvido especificamente por uma equipe de profissionais altamente qualificados e de sólida reputação. Ele avalia sete aspectos da inteligência emocional.

Autocontrole é a capacidade que cada um tem ou pode ter de reconhecer e administrar suas emoções. Os executivos são diariamente sujeitos a situações de pressão, de estresse, de constrangimento. Equilíbrio é a capacidade de manter a objetividade em momentos em que a razão e a emoção precisam ser levadas em conta e ponderadas. Autopercepção é a capacidade que cada um tem de identificar e de avaliar suas próprias emoções. Ouvir e entender o que sente é uma habilidade indispensável para que cada um se coloque de maneira plena, consciente, focada. A Empatia é a sua capacidade de sintonizar-se com o outro. É como se de certa forma você ouvisse e entendesse as dificuldades e necessidades o outro. A Manipulação do Ambiente pode ser definida como sua capacidade de não se deixar definir pelo clima que encontra. A Adaptação ao Ambiente é a capacidade que cada um tem ou pode ter de agir em conformidade com as circunstâncias dadas, reagindo positivamente ao clima, desprendendo-se das próprias emoções e sentimentos. Expressão dos Sentimentos é a facilidade ou dificuldade que a pessoa pode ter de colocar-se adequadamente. Por exemplo, mesmo uma pessoa considerada dramática ou extravagante pode contribuir para tornar um ambiente agradável.

Essas sete habilidades compõem o teste de inteligência emocional, que se soma a outras avaliações (autoconhecimento é mais do que isso, isso é um começo útil, necessário, indispensável). O executivo realiza o teste em menos de duas horas, on line, pela internet, a custo baixíssimo, e recebe um relatório imediatamente. Cada uma desses sete aspectos recebe um comentário cem por cento pessoal e o executivo sabe (de zero a cem por cento) quanto de sua capacidade está efetiva.

Email: israelaraujo@israelaraujo.com.br – twitter: @israelaraujorh

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: