Coluna Gestão e Negócios: Os exemplos de José Alencar

Coluna Gestão e Negócios – Pedro Paulo Galindo Morales – Coluna Gestão e Negócios

Esta coluna é publicada aos sábados.

OS EXEMPLOS DE JOSÉ DE ALENCAR

José Alencar ex-vice- presidente da republica depois de lutar 13 anos contra um câncer de intestino faleceu na última terça-feira (29), em São Paulo. Tanto na economia como na politica ele deu exemplos de coragem e resignação aceitando sua doença, lutando contra ela dia e noite foram 17 cirurgias e varias internações.  Era empreendedor, criava empresas e oportunidades para outras pessoas. Começou do nada, trabalhando como balconista; depois, abriu uma loja chamada “A Queimadeira”, com empréstimo de um irmão, em Caratinga. José Alencar decidiu vender a loja e depois de um tempo como vendedor voltou a se estabelecer, agora com cereais por atacado, ainda em Caratinga, onde, em seguida, participou como sócio  de uma fábrica de macarrão, outro grande sucesso. Era a Fábrica de Macarrão Santa Cruz. Em 1963, José Alencar construiu a Cia. Industrial de Roupas União dos Cometas, que mais tarde ganharia outro nome, Wembley Roupas S.A. Essa denominação surgiu graças ao sonho do tricampeonato da seleção brasileira na Copa de 66, disputada no Estádio de Wembley, em Londres. A seleção não foi feliz e perdeu aquele campeonato, mas o empreendimento de José Alencar não parou mais de crescer. Em 1975, ele inaugurou a mais moderna fábrica de fiação e tecidos do país. A Coteminas tem fábricas de fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis para o mercado interno a dona de marcas como Santista, Artex e Calfat, além de participações no varejo nas Lojas MMartan vendendo produtos para cama, casa e banho suas unidades estão localizadas dentro de grande shoppings do país. Em 2005 entrou de vez no mercado internacional de itens de cama, mesa e banho ao adquirir a americana Springs Global. O grupo ainda tem cinco unidades nos Estados Unidos, uma na Argentina e uma no México. José Alencar foi um exemplo de empresário bem sucedido e politico que soube ser fiel, mas também soube impor suas opiniões. foi o avalista da estabilidade econômica na eleição de Lula. No poder, defendeu o setor produtivo e reinventou a vice-presidência.

Fonte: Site da Coteminas, Isto é Dinheiro e Blog da Miriam Leitão.

NEGÓCIOS

@ Odebrecht: produção de Mísseis – Depois de negociar por cerca de quatro meses, o grupo Odebrecht assumiu o controle acionário da Mectron, uma das mais importantes empresas do setor de defesa brasileiro, fabricante de mísseis e produtos de alta tecnologia para o mercado aeroespacial (Rubens Frota- O estado/CE)

@ Campanha Online – Usuários da rede social Twitter emplacaram nos Trending Topics do Brasil a expressão #FicaAgnelli, um movimento de suporte à permanência do atual presidente executivo da Vale, Roger Agnelli, em seu cargo. (Rubens Frota- O estado/CE).

@ Mais uma vez um pais da Europa esta com problema– Portugal enfrenta problemas econômicos para ser resgatado, precisará pedir ajuda à Europa e ao FMI que pode chegar a 50% do PIB; para ter essa ajuda, precisará aprovar um programa de ajuste, que semana passada foi rejeitado levando à queda do primeiro-ministro José Sócrates.  (Blog Miriam Leitão)

 

@ O empresário português Jaime Gomes, do setor farmacêutico, conta o clima do país: — A situação não está fácil, os impostos estão elevadíssimos. Os bancos estão endividados, como o governo, e por isso há pouco crédito e com spreads altos. As empresas não conseguem empréstimos. O desemprego está mais alto que nunca, em 11%. (Blog Miriam Leitão)

@ O Ceará encerrou o mês de fevereiro quase atingindo o patamar dos oito milhões de linhas de telefonia móvel. De acordo com dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Estado já soma 7,95 milhões de acessos em operação, uma evolução de 100 mil em relação a janeiro. (Diário do Nordeste)

@ Shopping Jacarecanga em junho – Quando junho chegar, será lançado o mais novo shopping de Fortaleza – o Boullevard  Jacarecanga, a ser construído onde operou a Fábrica Filomeno. Terá 20 mil m² de área útil locável e 350 lojas de 5 m² a 1.500 m². A área maior será ocupada por uma das lojas âncoras – um supermercado. (Coluna do Egídio Serpa)

@ Para as lojas dos seus sete supermercados, a Super Rede, maior central de negócios do País, comprou 180 mil ovos de páscoa.  (Coluna do Egídio Serpa)

@ Mais suco de laranja- a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda recomendou a aprovação sem restrições da fusão que criará a maior produtora de suco de laranja do mundo:  a Citrosuco, do Grupo Fischer, com a Citrovita, do Grupo Votorantim. , a fusão criará a maior produtora internacional de suco de laranja, com 25% de participação no mercado mundial do produto e faturamento anual de R$ 2 bilhões.  (Agencia Brasil)

Coluna escrita em 02/04/2011

pedropaulomorales@yahoo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: