CHA para garantir emprego e eficiência

Por Israel Araújo
 Esta coluna é publicada as Sextas Feiras

Título estranho! Será que houve um erro de digitação, o autor se enganou ou enlouqueceu? Pelo contrário, é isso mesmo. O CHA, quando adequado, garante a conquista, a permanência e a ascensão num bom emprego.

CHA é um ideograma que une as três primeiras letras daquilo que alguns entendem formar uma competência. Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Explicado de uma maneira bastante objetiva, seria deter a capacidade de efetivamente executar algo que se conhece e simplesmente fazê-lo.

Mas, competência é algo que não é tão fácil de mensurar, apesar de existirem testes que conseguem avaliar e reproduzir as chances de um determinado indivíduo deter esta ou aquela competência, assim como o seu respectivo nível de desenvolvimento.

Competências são características que todos nós temos, sejam elas comportamentais ou técnicas. Algumas competências comportamentais podem ser treináveis ou ainda simplesmente fazer parte de uma pessoa.

Já as competências técnicas, estas totalmente treináveis, podem ser adquiridas, desenvolvidas e dominadas por uma pessoa, especialmente para exercer determinada função ou trabalho.

Não existe um perfil de competências ideal ou uma competência mais importante do que outra. O que se pode afirmar com segurança é que alguns cargos exigirão de seus ocupantes alguns conhecimentos, habilidades e atitudes específicos que, em conjunto, os tornam mais aptos ao exercício daquele cargo.

Competência tem tudo a ver com comportamento. Para cada competência, um conjunto de comportamentos pode ser identificado no perfil do profissional. A frequência com que estes comportamentos são praticados e percebidos pelas demais pessoas é que determina a existência de uma competência e o quanto ela é desenvolvida.

As empresas conseguem atingir melhores resultados quando são bem sucedidas em descrever precisa e objetivamente os seus cargos e mapear adequadamente as competências inerentes a cada um desses cargos e suas respectivas funções.

Se você é um exemplo de profissional que conhece bem o seu perfil, e tem desenvolvidas as competências necessárias para exercer sua profissão, ou faz parte de uma empresa que conseguiu evoluir na conexão entre seus cargos e as respectivas competências, também necessárias para atingir os resultados almejados, então parabéns, você deve conhecer muito bem o significado da palavra eficiência.

ISRAEL ARAÚJO
Diretor Executivo da unidade de Fortaleza da Véli Soluções em RH israelaraujo@israelaraujo.com.br – twitter: @israelaraujorh

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: