A Onda das Fusões e aquisições

Pedro Paulo Galindo Morales

Esta coluna é publicada aos sábados.

Baú da Felicidade

Olá voltamos, nestas três semanas que não redigi a coluna tivemos muita movimentação no campo de aquisições e fusões de empresas. A que, mas me chamou a atenção não pelo valor em reais envolvido e nem pelo porte da empresa e sim pelo “valor” emblemático que a operação carrega, foi a compra do Baú da Felicidade pelo Magazine Luiza. O Magazine Luiza ninguém pode negar é uma empresa de sucesso, case exemplar de empreendedorismo. O que quero dizer é que o Baú também era um emblema uma empresa que participava de sonhos de muitas pessoas e também estava ligada a uma história de sucesso. A trajetória empresarial de Silvio Santos o “Homem do Baú” encanta muita gente e talvez por isso esse venda seja tão comentada.

Transformações

O ramo do comércio ultimamente sofre muitas transformações, nos últimos anos tivemos varias fusões e aquisições que criaram empresas grandes jamais pensadas há anos atrás. Tivemos na área do comercio a fusão das Casas Bahia com o Pão de Açúcar que já tinha vendido uma parte das ações para o grupo francês Cassino que conforme se fala pode se fundir ao grande Carrefour formando assim uma grande empresa no Brasil. No comercio tivemos a fusão da baiana Insinuante com a mineira Ricardo Eletro formando a Maquina de Vendas que comprou a goiana City Lar e ainda a Magazine Luiza que comprou a paraibana Lojas Maia. Entre os grandes bancos tivemos a fusão do  Banco Itaú com o Unibanco (esta marca desapareceu) a compra do Real (esta marca também desapareceu ) pelo Santander. Entre os casos que ainda estão em analise pelo CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica estão a fusão Sadia com Perdigão e Nestlé e Chocolates Garoto cuja disputa se arrasta até hoje.

Desvantagens vantagens e das fusões e aquisições

Todas essas fusões e aquisições modificam o mercado e trazem um impacto muito grande para fornecedores, colaboradores (funções são unificadas) e clientes, além de trazer muitos problemas para a cultura das organizações. Entre as vantagens trazidas por essas operações temos o aumento do porte da empresa, economia de escala, alavancagem de competência,• diversificação de risco e volatividade das receitas eliminação da má gestão e ineficiência

NEGÓCIOS

@ Casas Bahia em Fortaleza

Depois de ser noticiado pelo Jornal O Povo que a primeira loja iria se localizar no Bairro Aldeota, Shopping Center Um, Alan Neto noticia que a loja será localizada no centro da cidade embaixo do extinto Hotel Savanah onde funcionaram as Sapatarias Belém e Lojas Glória além de alguns bingos.

@ G.Barbosa quer comprar mais uma rede de supermercado no Ceará.

Segundo se comenta o G.Barbosa que comprou o Supermercados Família em Fortaleza já esta de olho em mais uma rede local, até agora ninguém sabe de nada. Alias o supermercado de alagoas já esta com novo visual.

@ Hotel Esplanada de Fortaleza

O hotel se localiza bem de frente para o mar pertencente ao Grupo Dorisol (Português) deve ao Banco do Nordeste (BNB) 60 milhões de reais,  referente a empréstimo para comprar e reformar o imóvel como o hotel foi dado em garantia do empréstimo juntamente com um hotel de Dorisol de Recife esta difícil realizar a venda para grupos interessados. (Coluna Vertical S/A- O Povo)

@ Cid Gomes mandou o recado

Preocupado com a copa do mundo ele já estaria disposto a desapropriar o para depois vender ao setor privado. Quem assumir o antigo Esplanada, que já pertenceu aos Othoch e a Tasso Jereissati, decerto, deverá posicionar o equipamento como um hotel de luxo focado no turista de negócios. (Coluna Vertical S/A- O Povo)

@ Se a Sadia fosse vendida.

Analistas do mercado de ações estimam que se a Brasil Foods o seu preço mínimo seria de de 27,3 bilhões de reais, cabendo 18,9 bilhões à parcela da Perdigão. A venda dos ativos da Sadia seria a solução porem como ficariam as operações já que muitos Centro de Distribuição e algumas estruturas administrativas e vendas foram unificadas? É bom lembrar que a Perdigão salvou a Sadia da falência depois de ser duramente afetada por perdas em operações de derivativos financeiros.

@ Mais lojas para a região nordeste

O Magazine Luiza não esconde que quer engordar mais no Nordeste. A presidente Luiza Helena Trajano disse publicamente que serão necessárias cerca de 60 novas lojas na região Nordeste pelo que se vê o a Dona Luiza esta com bastante caixa. (Coluna Vertical S/A- O Povo)

Coluna escrita em 17/06/2011

pedropaulomorales@yahoo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: