5 lições de gestão do melhor time de futebol do mundo

Time do Barcelona

Daniela Barbosa

Investir em seus próprios talentos e diversificar a receita de seus negócios são algumas das estratégias do Barcelona
1.       Invista em seus próprios talentos
Oito dos principais jogadores do Barcelona vieram da escola de futebol La Masia do time catalão. O que significa que desde cedo os jogadores são orientados a conhecer os valores do clube, como espírito de equipe, auto sacrifício e perseverança.
Investir nos próprios talentos tem sido uma estratégia certeira do clube, que prefere não apostar suas fichas apenas nas estrelas mundiais do mercado, como faz a maioria dos times europeus.
Segundo Boris Groysberg, da Harvard Business School, gestores que investem nos próprios talentos, na maioria das vezes, têm mais retorno positivo.
2.       Torne-se uma empresa global
É inevitável que o Barcelona não seja conhecido mundialmente diante de tantas conquistas do clube. A última, o título de campeão da Europa, no final do mês de maio, contra  Manchester United por 3 a 1, o colocou ainda mais em evidência.
Segundo o ranking da International Federation of Football History & Statistics (IFFHS), o time está no topo como melhor do mundo.
3.       Mantenha “o melhor” em sua equipe
O argentino Lionel Messi é considerado um dos melhores jogadores da atualidade. Em 2009, ele conquistou o prêmio de melhor do mundo pela FIFA e a Bola de Ouro, no ano passado.
Messi joga pelo Barcelona e começou na escola de futebol do clube quando tinha apenas 16 anos. Com salário estimado em cerca de 2 milhões de reais, dificilmente Messi pense em deixar o Barcelona.
O Chelsea, clube da Inglaterra, já quis contratar o jogador, mas o Barcelona não quis nem conversar sobre o assunto.
4.       Diversifique sua receita
Apesar de ser o segundo time com maior bilheteria do mundo, segundo dados da Deloitte, o faturamento do Barcelona é bastante diversificado.
A marca, além do futebol, atua também em outras categorias esportivas, como basquete, handball, hóquei e futebol de salão.
No ano passado, o time assinou, pela primeira vez, um contrato de patrocínio por cinco anos com o Qatar Sports Investment, com investimentos estimados em 165 milhões de euros.
5.       Conquiste seus clientes
A ideia de ser “mais do que um clube” tem feito com que o Barcelona cultive um relacionamento mais próximo com seus torcedores. Cerca de 3000 torcedores participam ativamente das decisões do time.
Com uma das maiores torcidas do continente europeu, com cerca de 60 milhões de torcedores, recentemente, o clube conseguiu reunir aproximadamente 1 milhão de pessoas para aplaudir um de suas vitórias.
Fonte: Exame.com


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: