Falando da Semana que Passou

Fonte: Blog da Miriam Leitão

Resumo comentado das notícias da semana

 

Ministro dos Transportes pede demissão – Alfredo Nascimento, alvo de denúncias de corrupção, pediu demissão do cargo esta semana. Primeiro, a revista Veja denunciou um suposto esquema de superfaturamento em grandes obras.

Depois disso, o governo determinou o afastamento temporário da cúpula do Ministério dos Transportes, mas nova denúncia do Globo mostrou que o patrimônio da empresa do filho de Nascimento crescera 86.500% em menos de três anos. No vídeo da Isto é, o ex-ministro aparece aprovando uma estrada para ter adesão de um político ao partido.

Há uma crise no ministério; pelos últimos sinais, a intenção é manter o mesmo grupo, mas é preciso fazer uma revisão geral. A continuidade é a pior coisa nesse caso.

Inflação mensal recua, mas acumulado sobe – Os dados divulgados pelo IBGE esta semana mostraram o que já se esperava: a inflação mensal recuou de 0,47% para 0,15%, mas o índice acumulado em 12 meses subiu para 6,71%, permanecendo acima da meta. Vai continuar assim até agosto: IPCA baixo no índice mensal, mas crescendo no acumulado, chegando a 7,2% em agosto, segundo previsão do economista Luis Otávio Leal.

Os preços dos alimentos e dos combustíveis recuaram, mas menos do que se imaginava, porque o etanol corre o risco de subir em plena safra da cana-de açúcar.

O ministro Guido Mantega disse que não perde o sono com a inflação, mas indo para 7,2% é um número que tiraria o sono de ministro da Fazenda de qualquer país que goste de estabilidade, como o Brasil gosta.

As preocupações de Lagarde e a queda do dólar – Na primeira entrevista como chefe do FMI, Christine Lagarde disse que está preocupada com o excessivo fluxo de capitais para países emergentes, como o Brasil, porque pode formar bolhas e fazer com que o dólar caia demais.

A moeda americana tem recuado em relação a várias outras, o que causa perturbações. A que mais subiu frente ao dólar foi o dólar australiano (21%); já o real se valorizou 12% em 12 meses.

Mantega disse que perde o sono com a alta do real, mas se o dólar subir, a inflação ficará mais alta ainda. Ele deveria se preocupar com os dois problemas.

Carrefour e Pão de Açúcar – Nesta semana, o ministro Mantega disse que não pode entrar política nesse assunto da fusão. É isso mesmo. Os dois lados em briga – Abilio Diniz e Jean Charles Naouri – falaram com a imprensa. Na entrevista que me concedeu, Diniz admitiu que ficou surpreso pela dimensão da reação contrária à proposta. Acho que as pessoas perceberam que não há vantagens para os contribuintes e para os consumidores. Naouri classificou de tentativa de “expropriação” o projeto de fusão.

Nota de crédito de Portugal vira lixo – A decisão da agência Moodýs de rebaixar em quatro níveis a nota de crédito de Portugal, que estava à frente do Brasil, e virou junk, pode trazer ainda mais problemas de financiamento para o país. O rebaixamento foi bastante criticado, porque essas decisões produzem efeitos concretos. As agências não podem produzir mais confusão, devem alertar para os problemas.

Imprensa britânica vira notícia – A adoção de métodos antiéticos levou ao fechamento do tablóide “News of the World”, do bilionário Rupert Murdoch, que estava envolvido em escândalo de grampos de telefones celulares. Hoje de manhã, a polícia de Londres prendeu Andy Coulson, ex-porta-voz do primeiro-ministro, David Cameron, que foi editor do jornal entre 2003 e 2007.

Chávez de volta à Venezuela – Um dia antes da comemoração dos 200 anos da independência, Chávez regressou à Venezuela. Não participou do desfile, mas o que se viu foi a tentativa de mostrar força militar num momento em que o país passa por sérios problemas econômicos e de segurança. A inflação está em 30% e Caracas, hoje, é quase sete vezes mais violenta que Bogotá.

Saques da poupança – No primeiro semestre, os saques da poupança superaram os depósitos em R$ 3 bi. Analistas explicaram que a retirada é para pagar dívidas ou aplicar em fundos de renda fixa.

Emprego industrial – Aumentou 0,1% em maio frente a abril, segundo o IBGE, mas vem diminuindo o ritmo de crescimento.

Desemprego sobe nos EUA – Divulgada hoje, a taxa subiu de 9,1% para 9,2% em junho. A economia não consegue se recuperar.

Morre Itamar Franco – O ex-presidente teve papel fundamental na criação do real. Num governo tampão, de dois anos, que já tinha tido problemas no início, conseguiu construir uma coalizão para garantir a governabilidade. Passou a vida inteira pela política sem se envolver em escândalos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: