Falando da Semana que Passou

Fonte: Blog da Miriam Leitão

Resumo comentado das notícias da semana

Crise do teto da dívida americana – Há pouco, o presidente Obama deu entrevista, mas ainda não se chegou a um acordo sobre a elevação do teto. Ele disse que continuará negociando e abriu a possibilidade para um acordo menos ambicioso. Um dos pontos de debate é onde e como cortar.

Os republicanos não querem aumento de impostos, Obama quer a elevação sobre os muito ricos. Atrás dessa briga que traz tantos riscos para a economia mundial, tem a antecipação da disputa eleitoral. A dívida americana chegou ao limite em maio; no próximo dia 2 de agosto terminam os recursos extras, é o último prazo.

Testes de stress dos bancos europeus: Daqui a pouco, será anunciado o resultado da análise das autoridades regulatórias sobre os bancos europeus. Nesses testes são avaliados como os balanços das instituições se comportam em diferentes cenários de stress. De um total de 91 bancos, a expectativa é que entre 9 e 15 sejam reprovados.

O jornal espanhol “El País” diz que o pior cenário colocado para o exame das contas dos bancos já foi superado, porque o atual (de crise da dívida) é ainda mais pessimista. A Europa está vivendo um momento de grave crise.

Itália no olho do furacão – As principais bolsas mundiais despencaram com o temor de que a crise da dívida possa prejudicar outros países europeus, como a Itália, que tem déficit baixo, mas a segunda maior dívida da região (120%), só perdendo para a Grécia. A situação ficaria ainda pior, porque a Itália é a terceira maior economia da região. O Senado e a Câmara aprovaram o plano de austeridade que prevê cortes de 79 bilhões de euros, mas ainda há outras etapas.

Fusão da Sadia-Perdigão sai com acordo – O Cade aprovou esta semana a fusão entre as duas empresas, mas fez uma série de restrições. A BRF Foods terá de vender ativos e suspender algumas marcas durante alguns anos. Mas alguns analistas dizem que a solução encontrada continua não sendo boa para o consumidor. Conversei com o conselheiro Ricardo Ruiz, que salvou a fusão. Ele me disse os ativos e marcas deverão ser vendidos para uma única empresa, para que seja criado um vice líder.

Fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar não sai – Nesta semana, o BNDES desistiu de participar da fusão, e o grupo Casino rejeitou a negociação. A opinião pública derrubou a proposta, não se deixando enganar pelos argumentos dos que a defendiam. A discussão em torno do papel do BNDES foi boa. O Carrefour disse que está disposto a estudar outras propostas de fusão no Brasil.

Fracassa leilão do trem-bala: Não apareceu nenhum interessado. A terceira tentativa fracassou, porque há falhas. Há incertezas de todos os lados, principalmente em relação ao custo, não existe um projeto de engenharia detalhado que dê garantias a todas as partes.

China cresce 9,5% no 2º tri – O mercado recebeu bem os dados da China, que desacelerou só um pouco. Apesar de ter subido os juros e mostrado compromisso com o controle da inflação, o país avançou 9,5% no 2º tri. Foi a boa notícia desta semana.

Índice do BC mostra ritmo menor de crescimento – O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de maio, que busca antecipar o resultado do PIB, avançou 0,17% em relação a abril, o que significa que continua desacelerando. Isso mostra que a economia vem crescendo num ritmo menor.

Novo ministro dos Transportes – O senador Blairo Maggi recusou o convite, e a presidente Dilma confirmou o interino Paulo Sérgio Passos no cargo, que era ocupado por Alfredo Nascimento.

LDO é votada com travas nos gastos públicos – As propostas aprovadas são boas – reduzir o déficit, registrar toda a emissão de títulos do Tesouro na lei orçamentária e limitar o aumento de gastos de custeio à elevação do investimento. Mas a presidente Dilma pode vir a vetá-las. Se o fizer, perde uma oportunidade, porque poderia mostrar que está buscando controlar as contas públicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: