Zé Iscritório em: Tatu não sobe em árvores

Por Pedro Paulo Morales

Como sempre, toda Quinta Feira, conto uma estória para meu filho e me lembrei de uma que recebi por e-mail, é mais ou menos assim.

Em uma fazenda os pássaros apareceram apavorados dizendo que tinham visto uma manada de javalis correndo na direção da fazenda. O desespero se espalhou rapidamente, as galinhas fizeram um barulhão, os esquilos trataram de subir nas árvores, até os bois que são animais fortes foram para seus estábulos. Todos sabiam o poder destruidor de uma manada de javalis porque eles sempre têm o costume de andar em bando.

Um tatu desesperado com tudo o que estava acontecendo pensou: “A minha casa é no chão e com a correria dos Javalis o chão vai trepidar e eu posso me ferir ou morrer, o jeito é subir numa árvore, mas como se não tenho costume?”.

Quando a manada passou todos saíram para ver o estrago, quando o cachorro gritou!

O tatu se salvou esta na árvore! Quem o colocou lá em cima?

O boi falou – Se ele esta lá em cima alguém colocou, vamos ajuda-lo a descer por que talvez ele não saiba!

Na manhã seguinte quando cheguei ao escritório a lista de problemas eram intermináveis, relatórios para serem entregues, ligações para serem atendidas e e-mails respondidos. Mas com todos esses problemas sempre da para tomar um cafezinho.

Na copa Antônio estava criticando a maneira de como seu chefe faz a gestão do seu setor e diz que não concorda com procedimentos adotados, era aquela chiadeira.

Marcos uma pessoa muito ponderada disse para ele que se o procedimento estava ali foi aprovado também por outras pessoas, além do seu chefe e que o melhor era não bater de frente com ele, procurasse encontrar os erros e ajudar na solução, às vezes o

procedimento ou o problema não esta lá porque queremos, eles aparecem ou devido a alguma situação de emergência ou porque alguém não fez alguma coisa direito, se esta ali é porque foi necessário, se você continuar fazendo assim vai bater de frente não apenas com seu chefe, mas com a empresa toda.

Na volta para minha mesa percebi que esta situação era como a do tutu, ele não consegue chegar lá sozinho alguém colocou ele ali em cima. No nosso dia a dia vamos procurar sempre ajudar a resolver esses “tatus” e não apenas a apontar os erros.

Meu nome é Zé Iscritório e gosto de escrever sobre o que acontece no mundo dos escritórios.

Anúncios

2 Responses to Zé Iscritório em: Tatu não sobe em árvores

  1. Olá Pedro Paulo:

    Como sempre suas metáforas são inteligentes, bem humoradas e esclarecedoras.
    Parabéns pelo texto.
    Um abraço
    Julio Cesar

    • Falando de Gestão disse:

      Julio ,
      Muito obrigado , as cronicas do José Iscritório é forma bem humorada de escrever sobre o mundo corporativo e que gosto muito, agradeço pelo seu apoio e incentivo Um abraço Pedro Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: