Aquilo que não é medido, não é controlado

Gerir uma empresa requer do empresário conhecimentos diversos sobre o negócio no qual está envolvido. Com os mercados cada vez mais complexos, é fundamental que o gestor conheça as ferramentas capazes de lhe auxiliar na melhor condução de sua empresa.

Noções de marketing, direito, logística, tecnologias da informação, recursos humanos, dentre outros, já não são dispensáveis para quem quer fazer acontecer no mundo empresarial. A lógica de continuar fazendo o que as gerações anteriores faziam, ou usar o “feeling” como norteador das decisões empresariais, é prática arriscada nos tempos atuais.

É necessário lançar mão de ferramentas que auxiliem na tomada de decisão baseada em indicadores corretamente levantados e controlados. Aquilo que não é medido não é possível controlar e o que não é controlado acaba por prejudicar a gestão, rentabilidade e longevidade das empresas.

Planejar e definir os objetivos e metas a serem alcançados é o primeiro passo. Para isso, o planejamento das metas precisa basear-se em informações seguras sobre o negócio. O sistema de gestão empresarial deve ser alimentado com dados da contabilidade, dos relatórios das áreas da empresa, de pesquisas de mercado e dos concorrentes, das instituições financeiras e outras fontes que permitam dar subsídios para o gestor ter segurança na tomada de decisão.

Uma ferramenta gerencial que sugerimos é o “balanced scorecard”, um sistema de informação, derivado da visão e estratégia da empresa, que integra indicadores financeiros e não financeiros voltados para a gestão do desempenho de áreas críticas do negócio.

Por fim, seja qual for a ferramenta que utilize, o importante é que seja fornecido ao gestor da empresa condições favoráveis para uma condução segura do negócio.

Cassius Coelho

Presidente do CRC-CE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: