Falando da Semana que Passou

  Fonte: Blog da Miriam Leitão

Resumo comentado das notícias da semana

Europa chega a acordo sobre ajuda à Grécia – Depois de muita negociação, a zona do euro chegou a um acordo para salvar a Grécia e reorganizar toda a zona do euro. FMI e UE emprestarão 109 bilhões de euros e os bancos participarão “voluntariamente” com mais 50 bilhões, como a Alemanha queria.

Os empréstimos a países como Grécia, Portugal e Irlanda também terão juros menores e prazos de pagamento mais longos. A  Europa deu demonstração forte de que dobrará a aposta no euro.

Dívida americana – O fim do prazo se aproxima, mas republicanos e democratas ainda não chegaram a um acordo sobre a elevação do teto da dívida. Mas os sites dos jornais estrangeiros informam que as negociações entre Obama e o líder do partido Republicano, John Boehner, caminham para um acordo para reduzir em US$ 3 trilhões a dívida americana nos próximos dez anos.

Inglaterra – Escutas ilegais – Nesta semana, Murdoch e seu filho prestaram depoimento no Parlamento britânico sobre o escândalo das escutas telefônicas. Ele disse que estava envergonhado, mas negou ter culpa. No dia seguinte, foi a vez do premier David Cameron, que disse estar arrependido por ter contratado o ex-diretor do tablóide como porta-voz. Mas à época, todo mundo sabia que ele tinha participado de escutas ilegais.

BC eleva taxa de juros para 12,50% – Como era esperado, o Copom subiu a Selic em 0,25 ponto. Começa a surgir a ideia de que nem no fim de 2012 a inflação estará no centro da meta, mas será declinante em 12 meses a partir do último quadrimestre deste ano.

Prévia da inflação desacelera – O IPCA-15 recuou para 0,10%, mas acumula alta de 6,75% em 12 meses. Os alimentos desaceleraram, mas como o álcool voltou a aumentar, o preço da gasolina caiu menos do que no mês passado. A inflação de serviços continua preocupando: o acumulado em 12 meses chegou a 8,86%.

Desemprego cai – O IBGE informou que a taxa caiu de 6,4% para 6,2%, a menor para o mês de junho em 9 anos. A má notícia é que a desocupação entre os jovens de 18 a 24 anos, que tinha baixado de 15% para 13,5%, subiu para 14,4%.

Faxina no Ministério dos Transportes – A presidente Dilma já demitiu 16 pessoas e parece que não vai terminar tão cedo.

Venezuela passa Arábia Saudita – Boletim da Opep informou que as reservas provadas da Venezuela ultrapassaram as da Arábia Saudita, mas o país fez um truque, incluindo o petróleo extra pesado da Bacia do Orenoco, cuja exploração é antieconômica.

Explosão em Oslo – Ainda não se sabe a autoria do atentado. Noruega é grande produtora de petróleo e participa das tropas da OTAN no Afeganistão e na Líbia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: