Treinamento 5S

Por : HellysonAlves Antunes de Oliveira

O treinamento dos 5 s é um modelo que surgiu por volta de 1950, no Japão e tem como principio fundamental a imediata mudança do ambiente físico em torno da pessoa, ou seja, ele parte de um pressuposto da necessidade de mudar de uma forma eficaz a problemática que cerca uma grande parcela das indústrias consideradas de baixo nível de qualidade, devido a fatores como; falhas dos equipamentos, anormalidades no processo de fabricação, paralisações de diversas atividades espontâneas e principalmente as condições de segurança.
Este modelo se baseia na organização do local de trabalho, ou seja, mantê-lo limpo e arrumado, bem como manter focalizado programas internos e externos que visem prover melhores condições de saúde, higiene e disciplina, que é de fundamental importância para a realização de um trabalho com qualidade.
Os cinco ´´S“ representam:

Senso de direção — SEIRI
Senso de ordenação — SEITON
Senso de limpeza — SEISOU
Senso de saúde — SEIKETSU
Senso de autodisciplina — SHITSUKE

O senso de seleção, como o próprio nome já diz, se relaciona em separar os diversos itens existentes no local de trabalho, em necessários e desnecessários, isso porque, os itens desnecessários não têm utilidade naquele espaço e só faz atrapalhar a pessoa nas suas atividades, com isso, a melhor forma de organizar o local de trabalho começa com essa separação, pois desse modo o ambiente de trabalho só conterá as coisas de real utilidade e evitará que venha a acontecer acidentes devido à desorganização de equipamentos e ferramentas.
SEITON consiste na ordenação; ou seja, determina um local para achar facilmente alguma coisa quando ocorrer à necessidade de utilizá-la, e os melhores meios para a eficácia deste é:
a) Padronizar nomenclaturas não improvisando nomes para cada objeto;
b) Identificar visualmente, utilizando de rótulos e de cores vivas;
c) Determinar onde e como armazenar;
d) E o fundamental; que é treinar todos os empregados envolvidos, pois com isso, haverá um melhor desempenho nas atividades estabelecidas para cada um.
Utilizando deste meio as vantagens apareceram, dentre elas; a rapidez e facilidade de encontrar documentos, materiais, ferramentas e outros objetos, facilidade de comunicação, diminuição de acidentes, economia de tempo, e a manutenção de qualidade.
O senso de limpeza, e de grande importância, pois ele se fundamenta na limpeza do ambiente de trabalho, ou seja, na retirada de sujeiras utilizando de ferramentas apropriadas, e não obstante na identificação da causa da sujeira e na elaboração de ações preventivas, e distribuindo as tarefas de acordo com o quadro de voluntários, para melhorar a qualidade do local de trabalho e evitando acontecimentos inesperados como, por exemplo; um acidente devido ao chão esta coberto de graxa.
SEIKETSU, ou senso de saúde, ele visa proteger o bem mais importante do ponto de vista social, que é; a pessoa, tanto na parte física como mental, ele consiste na verificação dos resultados da implementação dos outros 3 primeiros ´´s“, e ajuda da participação dos empregados na conquista de ambientes menos agressivos. Para a pessoa atingir o senso de saúde ela deve se preocupar com a sua sanidade mental e física; cuidar da sua higiene nos mínimos detalhes, seguir os procedimentos de segurança e medicina do trabalho, eliminar e controlar os agentes ambientais nocivos a saúde e o principal, que é; dizer não a fofoca e brincadeiras de mau gosto. As vantagens do senso de saúde se observam no equilíbrio físico e mental, melhoria do ambiente de trabalho, na melhoria das áreas comuns da empresa como: banheiros, refeitórios, melhoria da convivência social na empresa, e o principal que e a melhoria das condições de segurança.
Por último temos o SHITSUKE, ou senso de autodisciplina, que tem como conceito o treinamento da força mental, física e moral, utilizando de instruções e auto-treinamento com força de vontade, e consiste em ter os empregados habilitados a cumprir os procedimentos operacionais, éticos e morais. Para atingir esse meio e necessário o cumprimento das normas da empresa, levar as pessoas a prática das boas relações humanas, transformar os quatros primeiros ´´s“ em rotina e seguir os procedimentos operacionais de segurança da área. Utilizando desse modelo as vantagens se mostram aparentes principalmente no trabalho diário agradável, na melhoria das relações humanas, na manutenção da qualidade, na melhoria da produtividade, qualidade e segurança do trabalho.

CONCLUSÃO

Esse sistema tem como fundamento principal regular meio para a melhoria entre a convivência da empresa e de seus colaboradores, utilizando de um modelo genérico, mas com uma grande eficácia, pois ele atribui à necessidade a qual passa a empresa e seus funcionários, uma proposta de um único sistema que se mostra eficiente em todas as áreas em dificuldade, portanto, ele ajuda na principal relação, que é; a harmonia entre colaboradores e empresa, na segurança dos mesmos, e na melhoria da produção.

Fonte: http://www.webartigos.com/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: