Soluções de gestão: fatores de sucesso

Por Fábio Túlio

Fonte: Convergência Digital

Na grande maioria dos casos, a implantação de um sistema de gestão costuma ser um grande desafio para as empresas. Seu sucesso depende diretamente da dedicação, organização, e envolvimento dos usuários e gestores, da aderência do sistema aos requisitos do cliente e também da metodologia utilizada pelo fornecedor da solução, em todo o processo. Sem a união desses fatores, mesmo projetos simples podem se complicar e não ter data para acabar.

Mas, sob a ótica do cliente, qual a expectativa para considerar um sistema implantado? Do ponto de vista do usuário, o sistema está implantado quando a equipe da empresa já está fazendo uso dele nas operações e processos desejados. Por exemplo, está faturando pelo sistema, pagando, recebendo, extraindo informações gerenciais, etc.

Para chegar a este ponto, algumas etapas precisam estar concluídas: o escopo deve estar bem definido, ou seja, os processos e as funcionalidades a serem atendidas devem estar claros; o sistema deve ser instalado (ou disponibilizado o acesso em caso de Data Center – SaaS),  parametrizado e configurado de acordo com as particularidades e necessidades dos processos; os cadastros como os de clientes, fornecedores, produtos, regras fiscais, alíquotas, precificação, custos, etc., devem estar prontos; os usuários devem ser treinados e fazer uso do sistema lançando as movimentações.

Existem metodologias para direcionar e monitorar este processo de implantação, que são bastante úteis, pois, desmembram e detalham cada etapa necessária. Elas são fundamentais para gerenciar o processo e para construir uma implantação de sucesso. A implantação de um sistema de gestão é um trabalho feito a “quatro mãos”, ou seja, envolve compromissos e responsabilidades tanto do fornecedor, quanto do cliente.

Podemos comparar esta situação com a de um curso superior: uma faculdade tem o dever de prover bons professores, materiais, salas, recursos didáticos e metodologia de ensino, enquanto o aluno tem que freqüentar as aulas, estudar, aprender e colocar o conhecimento em prática. Podemos ainda fazer a melhor faculdade do País, mas os resultados vão variar de pessoa a pessoa em função da participação do aluno no processo, e de vários outros fatores, como maturidade, competência, aptidão, empenho, etc.

Da mesma forma, a implantação de um sistema de gestão deverá ter resultados diferentes em cada empresa.Isso acontece pelo fato de a implantação de um sistema de gestão ser uma ação estratégica para o negócio. Podemos perceber a diferença mais claramente quando terceirizamos outro tipo de serviço como, por exemplo, o de limpeza. A responsabilidade do contratante pode ser simplesmente a de pagar e dar o acesso às suas instalações ao fornecedor, enquanto este terá que assegurar o local limpo.

Devemos ter consciência de que o sistema de gestão, ou ERP, é um meio para melhorar a gestão da empresa. Ele, por si só, não é suficiente, é necessário também revisar os processos com base nas melhores práticas do mercado, aplicar efetivamente os conceitos da administração para que a evolução e o sucesso sejam continuamente atingidos.

Cientes disso, uma vez que a escolha do sistema de gestão tenha sido criteriosa, atendendo o escopo, necessidades e realidades da empresa, associado a um fornecedor que agregue os serviços necessários e a equipe do cliente assuma as responsabilidades que lhe compete para realizar as transformações necessárias dentro da empresa, então certamente teremos deste conjunto uma solução de gestão.

Fabio Túlio é diretor da Jiva Gestão de Negócios especializada em soluções de gestão para pequenas empresa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: