Eike inaugura primeira usina solar comercial do país

Empreendimento da MPX fica no Ceará e tem capacidade incial de gerar energia para abastecer 1,5 mil famílias

São Paulo – O Ceará ganhou nesta quinta (4) a primeira usina solar em escala comercial do país. O empreendimento da MPX, empresa do grupo EBX, de Eike Batista, foi inaugurado no município de Tauá com capacidade de geração incial de 1MW, energia suficiente para abastecer 1,5 mil familias.

A planta recebeu investimentos de cerca de R$10 milhões. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apoiou a iniciativa inédita no país com aporte de R$ 1,2 milhão. Inicialmente, a usina ocupa uma área de 12 mil metros quadrados e conta com 4.680 painéis fotovoltaicos, que absorvem a luz do sol para transformação em energia elétrica.

O projeto da usina prevê expansão de potencial até 50 MW, o que exigirá a inclusão de mais 234 mil painéis solares. Atualmente, a planta já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para expandir sua capacidade até 5 MW.

Segundo a MPX, a cidade de Tauá foi escolhida por seus ótimos índices de radiação solar ao longo de todo o ano, por se destacar em infraestrutura e também por projetos pioneiros como o Cidade Digital, que oferece à população amplo acesso à internet.

Fonte: Portal Exame

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: