Na hora de dispensar

Pedro Paulo Galindo Morales

Esta coluna é publicada aos sábados.

Na hora de dispensar

Leitores. As empresas sempre tem o cuidado de selecionar bem as pessoas que irão fazer parte de seu time, fazem um treinamento, programas de boas vindas ou até um café com o presidente. Mas não tem o mesmo cuidado na hora de demitir seus colaboradores.

Esta tarefa sempre é feita de uma maneira muito brusca, existem empresas que dispensam o colaborador por telegrama, e mail ou até mesmo em época de natal. A dispensa é feita sem muitas explicações sobre os motivos que ocasionaram a dispensa ou quando é informado apenas é dito “Corte de Pessoal” ou ainda pior, deixam esse desligamento para ser feito em um Departamento Pessoal que não sabe os motivos da dispensa e não dão nenhuma explicação.

Quando as empresas agem assim fazem a ganhar um inimigo, pois ele se sente traído ainda mais se o chefe se ele nunca foi advertido ou tenha recebido um feedback negativo durante as vezes 5 ou 10 anos é preciso saber transmitir o recado , pode ser que o colaborador não se adaptou ao cargo ou a ao novo perfil do cargo, é preciso falar a verdade.

Para que esse colaborador não fique com raiva e vire um inimigo da empresa é preciso que a empresa ofereça um apoio para que ele encontre uma recolocação no mercado, faça uma carta de recomendação e mostre que ela ainda é importante e tem muito a colaborar com outras empresas e que infelizmente não foi possível continuar ali porque ou ela não esta se adaptando ou naquele momento o corte é preciso, o faça entender que a empresa não é uma ONG e que por isso é que ela precisa cortar custo para ter lucros.

Muitas vezes a mágoa é sempre pela maneira de como a dispensa foi feita. A reação é sempre a mesma: “Eu não merecia ser tratado daquela forma…”, por isso na hora de dispensar fale calmamente e de explicações, seja humano e honesto e ganhe um admirador. Vamos refletir sobre isso!

(Tema do programa Motivação Sucesso do Professor Marins)

NEGÓCIOS        

@ A Fusão da Droga Raia e Drogasil

Nessa semana foram veiculadas notícias sobre uma possível união entre as duas empresas – as vendas das empresas em 2010 somam 3,7 bilhões de reais. Juntas, Droga Raia e Drogasil atingem somam 700 lojas. (Jornal Floripas)

@ A estratégia por traz da fusão

A fusão com a Droga Raia é tida como a melhor solução para a Drogasil para expansão imediata e para proteger o mercado paulista das investidas da Pague Menos, forte principalmente no Nordeste. (Jornal Floripas)

@ Japonesa Kirin compra a Schincariol

A Kirin confirmou, por meio de comunicado publicado no Japão, a aquisição de 51% da Schincariol por 3,95 bilhões de reais, agora a Cerveja do Samurai. (Portal Exame)

@ Minoritários suspendem venda da Schincariol para a Kirin

No fim da tarde de quarta-feira (3), a juíza Juliana Bicudo, da 1ª Vara Cível da Comarca de Itu,

Pela decisão da juíza, ficam suspensos os efeitos da venda da Aleadri, empresa dos irmãos Adriano e Alexandre Schincariol, que têm 50,45% da fabricante, para a japonesa Kirin. Os minoritários da Jadangil também poderão ter acesso ao histórico de negociações entre a Aleadri e a Kirin.(Portal G1)

@ AmBev tem a ganhar com a venda da Schincariol

A AmBev só tem a ganhar com a compra da Schincariol pelos japoneses, primeiro porque eles pagaram caro para empresa o que demonstra que o mercado brasileiro tem uma forte tendência de crescimento, segundo porque a fabrica de cerveja comprada não altera nenhuma posição de mercado, terceiro porque a Schincariol esta sendo alvo de uma disputa entre herdeiros e conflitos societários nunca fazem bem às empresas, é gasto o tempo dos executivos e traz incertezas aos funcionários. (IG Economia)

Coluna escrita em 05/08/2011

pedropaulomorales@yahoo.com.br

Esta coluna é publicada também no administradores.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: