Falando da Semana que Passou

Fonte:  Blog da Miriam Leitão

Resumo comentado das notícias da semana

Mercados mais pessimistas – Foi mais uma semana ruim para os mercados financeiros. Ontem, as principais bolsas despencaram por causa do temor de recessão. Muitos esperavam que fosse sair uma solução mágica da reunião entre a chanceler Angela Merkel, da Alemanha, e o presidente Nicolas Sarkozy, da França, no começo da semana, mas falaram só em fortalecer a governança da região.

O mercado esperava mais, como o aumento dos recursos do Fundo Europeu de Estabilização Financeira e emissão de títulos da zona do euro (eurobônus). A Europa e os EUA continuam assustando. Dados mostram que se confirma o cenário de estagnação nos EUA e de recessão na Europa. É um ano difícil.

Economia brasileira e emprego desaceleram – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), indicador que propõe antecipar o resultado do PIB, mostrou que em junho a economia encolheu um pouco em relação a maio. A queda foi de 0,26%. No segundo trimestre, cresceu 0,69%, bem menos do que de janeiro a março (1,37%). Não significa que está entrando em recessão, mas desacelerando.

Dados do Caged indicaram também que a criação de empregos desacelerou no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2010.

Inflação sobe – O IBGE divulgou hoje que o IPCA-15, prévia da inflação oficial, subiu 0,27% em agosto, acelerando em relação ao dado de julho (0,10%). Os alimentos voltaram a pressionar. No acumulado em 12 meses, a alta é de 7,10%. Isso é um problema; preços que deveriam estar mais tranquilos, por causa da safra, estão subindo.

Vetos à LDO – A presidente Dilma sancionou a LDO, que define regras para o orçamento do ano que vem, com 32 vetos. O que teve mais repercussão foi o veto ao aumento real para aposentados do INSS que ganham acima de um salário mínimo, mas outras, como a que estabelecia um limite para o déficit fiscal de 2012 e aperfeiçoaria o orçamento, também foram vetadas.

Mais um ministro cai – Em oito meses, caiu o quarto ministro do governo Dilma: Wagner Rossi, da Agricultura. Foi substituído por Mendes Ribeiro, do PMDB.

A faxina é saudável; não resolve tudo, mas tem tido boa aceitação na sociedade, que quer ver o país parar de piorar na área da corrupção, também um problema econômico, além de político e ético. Ela contamina até os negócios privados. Temos de fortalecer a democracia mostrando que há instâncias preocupadas em combatê-la.

Ao contrário do que disse o senador José Pimentel, do PT, enfrentá-la não vai trazer de volta a ditadura, é o contrário. A presidente está certa nos movimentos que tem feito.

Grifes envolvidas em trabalho escravo – Essas denúncias mostram outra frente desse problema dramático que é o trabalho em condições degradantes, normalmente visto em área rural da Amazônia, mas que agora foi verificado em SP. A desculpa é sempre a mesma: terceirização. Mas uma grande empresa deve saber a quem terceiriza, que tipo de prática está consolidando com suas compras e vendas. Elas são responsáveis.

Buffett diz que ricos têm de pagar mais impostos – O megainvestidor Warren Buffett escreveu um artigo no “The New York Times” criticando o Congresso por mimar os super-ricos. Falou que no ano passado pagou o equivalente a 17% do seu rendimento em impostos, enquanto os trabalhadores pagam entre 33% e 41%.

Cristina Kirchner sai na frente e supreende – Nas eleições primárias na Argentina, a presidente ficou em primeiro lugar, com 50% dos votos. O caminho está pavimentado para a reeleição de Cristina Kirchner em outubro. A inflação por lá está alta, mas vem sendo aceita porque o país está crescendo, e os salários, aumentando. Nós já conhecemos o final desse filme.

Mais protestos na Espanha – A crise econômica está por trás das manifestações na Espanha, que recebe esta semana o papa Bento XVI. Os indignados protestaram contra os gastos envolvidos na visita, mas o que está provocando esses movimentos é o desgosto com a crise. O desemprego entre os jovens é de 40%.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: