Brasileiros estão mais preparados para o mercado internacional

Pedro Paulo Galindo Morales

Esta coluna é publicada aos sábados

Uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Thunderbird Global School of Management, sediada nos Estados Unidos sobre o sobre o perfil dos executivos que lideram equipes regionais e globais identificou que os brasileiros tiveram avaliações acima da média nos quesitos psicológico, social e capital intelectual, sendo que este ultimo foi acima da média global mais de 6 mil entrevistados em todo o mundo. Para o professor Alfredo Behrens, pesquisador do da FIA a pesquisa é importante porque como ele mesmo diz “Avaliamos os profissionais com responsabilidades internacionais, a fim de destacar suas competências e trabalhar os pontos a serem melhorados para que, com isso, sejam eficazes em suas funções, evitando aprenderem por tentativa e erro” e fala ainda que os nossos executivos estão acima da média mundial e estão preparados para o mercado global. Apesar de a pesquisa ter revelado que nossos executivos estão acima da média esses profissionais estão em falta no mercado de trabalho nacional o que pode atrapalhar desenvolvimento do Brasil. Behrens ainda afirma que precisamos reforçar a formação humanista dos nossos executivos para oferecermos ao mercado talentos com uma formação mais completa. Para Cláudio Montenegro, diretor do Instituto Centec em artigo publicado no jornal Diário do Nordeste a pesquisa revela que o estilo de governança preferido entre os estrangeiros é o de característica intelectual, que inspira e cativa à admiração pelo conhecimento. Já para maioria dos trabalhadores brasileiros ouvidos pelo estudo a opção é pela liderança protetora de viés paternalista, mas para Cláudio Montenegro o que vai permanecer é a gestão intelectual para ele gestor deve inspirar no ambiente onde atua a combinação de fatores que estimule a ação do coletivo na direção dos resultados, sem mimos, mas com respeito à cultura e individualidade de cada colaborador de modo a criar um ambiente mais aberto onde o processo de inovação e instalação da indústria da inteligência em nossas empresas possa conduzir o Brasil a uma posição de destaque no cenário internacional.

 NEGÓCIOS

 @ Consumidores avaliam a situação

A proporção de consumidores que avaliam a situação atual como boa recuou de 31,7% para 27,6%, enquanto a dos que a julgam ruim aumentou de 19,7% para 20,5%.

@ Uma lei para ser imitada

A partir ontem (26), quem for a um shopping ou supermercado de Brasília só pagará a taxa de estacionamento se não comprar nada. Mas quem consumir produtos que ultrapassem mais de duas vezes o valor da taxa, o estacionamento não será cobrado. Basta que a pessoa apresente no guichê as notas fiscais.

@ A saída de Steve Jobs da Apple

Após o anúncio da saída de Steve Jobs, do cargo de executivo-chefe da Apple, Tim Cook promete que nada mudará dentro da Apple, dizendo estimar e celebrar os princípios originais da empresa. O novo executivo-chefe também diz que contará com as orientações de Jobs, que agora assume o cargo de presidente do conselho de diretores da Apple.

@ PIB dos Estados Unidos cresce 1,0% no segundo trimestre

Os Estados Unidos revisaram para 1,0% o crescimento anual do PIB no segundo trimestre do ano, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento de Comércio do país. O resultado é inferior à estimativa inicial de 1,3% anunciada pelo órgão em julho.

@ História das Lojas Ultralar

Depois de muitas pesquisas já tenho material para escrever artigo sobre a trajetória da Ultralar que pertenceu ao Grupo Ultra, passou pelas mãos do Grupo Malzoni Vendex e acabou sendo vendida a Casas Bahia.

  Coluna escrita em 26/08/2011

pedropaulomorales@yahoo.com.br

Esta coluna é publicada também no administradores.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: