Nova licença permitirá expansão da Unidade Serra Azul

Sarah Moraes – Agência Ideal

A expansão da Unidade Serra Azul da MMX, localizada no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, teve Licença Prévia (LP) aprovada por unanimidade, ontem, pelo Conselho Estadual de Política Ambiental do Estado (Copam). A autorização atesta a viabilidade sócio-ambiental do empreendimento da mineradora do grupo EBX, do empresário Eike Batista. A MMX vai ampliar a capacidade atual operação da Unidade Serra Azul de 8,7 milhões de toneladas de minério de ferro por ano para 24 milhões de toneladas. Com investimento previsto de R$ 4 bilhões, a nova usina de minério de ferro da MMX será a primeira do Brasil com capacidade para beneficiar itabirito compacto.

A LP é a primeira etapa do licenciamento ambiental do empreendimento, que inclui a construção de nova planta de beneficiamento de minério de ferro, terminal ferroviário e transportador de correia de longa distância (TCLD) com 6,7 quilômetros para carregamento da mina ao terminal ferroviário. O projeto prevê ainda adutoras e estrutura para transmissão de energia. A MMX estima que a expansão da Unidade Serra Azul irá gerar 5.579 empregos diretos e 13.780 indiretos ao longo da fase de execução das obras, além de outras 600 oportunidades diretas e permanentes durante a operação, que se somarão aos empregos já gerados pela companhia. A companhia se comprometeu a recrutar,  preferencialmente, mão de obra dos municípios de São Joaquim de Bicas, Igarapé e Brumadinho, limítrofes ao empreendimento.

A MMX usará tecnologia de ponta para beneficiar o minério de ferro, promovendo um maior aproveitamento do material extraído da Unidade Serra Azul. A implantação das novas tecnologias prevê, ainda, que 95% da água usada no processo seja reaproveitada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: