Precisando contratar? O que fazer?

Por Israel Araujo

Esta coluna é publicada as Sextas Feiras

Suponha que, por alguma razão, sua empresa precisa de um gerente comercial. Você quer ampliar e qualificar suas vendas, abrindo novos mercados e melhorando o desempenho da sua equipe de vendas. Você imagina que precisa de alguém experiente, com boa formação e que seja dinâmico e se comprometa efetivamente com o trabalho. O que você faz?

Opção 1 – Você pode contratar uma empresa de consultoria em RH e ao preço de um salário mensal da função, num prazo de até quinze dias, receber quatro candidatos testados e avaliados no perfil definido. Vamos chamar esta opção de CONSULTORIA.

Opção 2 – Você pode colocar um anúncio no jornal ou num site de empregos e receber centenas de currículos e, após seleções progressivas e entrevistar, avaliar e checar as referências de alguns deles fazer a escolha final. Vamos chamar esta opção de WEB.

Opção 3 – Você pode promover internamente algum de seus jovens profissionais que tenha mostrado dedicação e compromisso com a empresa e já vem tendo um bom desempenho na função atual, que não é a de gerente comercial, mas um pouco abaixo, ou um pouco diferente. Vamos chamar esta opção de SOLUÇÃO CASEIRA.

Opção 4 – Você pode divulgar sua carência entre alguns amigos e entre seus executivos e aguardar que algum deles faça uma indicação ótima, confiável, interessada apenas em dar uma solução ao seu problema imediato. Vamos chamar esta opção de QI.

Agora vamos comentar as quatro opções. A primeira e mais evidente observação é que a opção CONSULTORIA tem um custo claramente definido, enquanto as outras apresentam-se sem a indicação de desembolso específico e expressivo. A Opção CONSULTORIA também define prazo, costuma oferecer garantias e é um processo externo e isento. A opção WEB é perfeitamente factível e não indica despesas. Todavia, para que sua empresa possa realizá-la adequadamente, ou seja, com um mínimo de rigor técnico, é necessário que a empresa disponha de uma estrutura de análise e gestão de recursos humanos, com profissionais experientes e capazes. A SOLUÇÃO CASEIRA é absolutamente simpática, rápida e dá uma boa sinalização a toda a equipe, fortalece a ideia de que os profissionais da casa tem preferência sobre os de fora. Pesa contra a ideia de que a empresa pede a oportunidade de trazer de fora novas visões, novos estilos e novas práticas. A opção QI tem também é barata, dependendo da qualidade e do compromisso de quem indica, ou seja, supondo-se que quem faz a indicação não está apenas fazendo uma gentileza a um amigo ou conhecido, interessado apenas em aumentar o próprio prestígio, reforçar o próprio círculo de relacionamentos.

Diretor Executivo da unidade de Fortaleza da Véli Soluções em RH israelaraujo@israelaraujo.com.br – twitter: @israelaraujorh

Fonte: Diário do Nordeste

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: