A Sabedoria que vem do Bambu Chinês.

PedroPor Pedro Paulo Galindo Morales

Por ter raízes profundas o Bambu Chinês consegue enfrentar uma tempestade sem se quebrar.

Leitores. Essa semana assiste pela televisão a mensagem do bambu chinês que quero compartilhar com vocês. A semente do bambu quando plantada não desabrocha rapidamente para fora da terra, ela tem o seu crescimento no subterrâneo durante quatro anos, ficando para fora da terra somente um broto muito pequeno.

Durante esses quatro anos a raiz vai crescendo e se tornando forte, procura formar um alicerce cada vez mais forte, coloca suas raízes na direção onde consiga mais agua e substancias que irão fazer com que ela cresça.

Ao final do quarto ano o broto começa a se desenvolver e é capaz de atingir 25 metros em um ano, o mesmo cumprimento que tem suas raízes. Ele torna-se alto, fino e oco por dentro e por causa destas características ele consegue enfrentar uma tempestade ao se dobrar perante os ventos fortes.

Porque estamos falando do bambu chinês?

O ser humano esta cada vez mais imediatista e quer que as coisas aconteçam em um piscar de olhos como se tudo fosse com esfregar uma lâmpada maravilhosa e pronto tudo aparece!

O bambu nos ensina que para atingirmos lugares cada vez mais altos precisamos primeiro fazer nossos alicerces buscando primeiro a nossa formação, tanto espiritual como profissional, direcionando nossas “raízes” para nossos objetivos.

Podemos aprender também que assim como a semente do bambu chinês leva quatro anos criando seu “alicerce” para depois no quinto ano crescer para o alto, precisamos entender que as coisas não acontecem de um dia para o outro, é preciso semanas, meses ou até anos para ver algum resultado e entender que nossas chances de sucesso aumentam quando cuidamos bem do “broto do bambu” agindo assim o quinto ano chegara e muitos vão dizer que é sorte ou que alguém ajudou, na verdade as pessoas dizem isso porque não acompanharam o crescimento das “raízes”.

Para finalizar temos mais dois ensinamentos que devemos prestar atenção! Quando digo que o bambu é oco, não estou querendo falar do conteúdo, este esta nas raízes que demoraram quatro anos para crescer, oco no ensinamento do bambu quer dizer uma pessoa flexível que consegue pensar diferente, livre de rancores e ressentimentos que apenas atrapalham a renovação constante do nosso ser. O segundo é que por ele ser alto (bem preparado), oco (flexível, sem rancores e ressentimentos) e ter raízes profundas (ter conhecimentos e uma boa conduta ética) o bambu consegue enfrentar uma tempestade sem se quebrar. Vamos refletir sobre isso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: