O que Jobs ensinou aos empreendedores

Por Daniela Moreira de Exame.com

Inovar sempre e não desistir do seu negócio estão entre as lições de Steve Jobs a quem quer ser um empreendedor de sucesso

São Paulo – “Steve, obrigada por ser um mentor e um amigo. Obrigado por mostrar que o que você cria pode mudar o mundo. Vou sentir sua falta”.

Foi com essa mensagem que Mark Zuckerberg, um dos maiores empreendedores da atualidade, se despediu de Steve Jobs.

Assim como o criador do Facebook, qualquer um que queira criar um negócio de sucesso deve se inspirar na trajetória de Jobs e aprender com as suas lições.

Confira, a seguir, alguns ensinamentos deixados pelo criador da Apple:

1. Inove sempre

Jobs foi um mestre na arte de ditar tendências graças à sua incansável busca pela próxima grande ideia. A Apple poderia muito bem ter se contentado em ser uma grande fabricante de computadores, mas sob o comando de Jobs, não se cansou de explorar novos mercados e revolucioná-los completamente. “Acho que se você faz algo e dá muito certo, então você deve ir atrás de fazer outra coisa fantástica, não continuar fazendo o mesmo por muito tempo. Descubra o que vem depois”, aconselhou.

2. Faça melhor que os outros

A Apple não inventou os tocadores de música, os smatphones ou os tablets, mas transformou profundamente esses produtos ao apresentar sua visão. Isso só foi possível porque Jobs nunca se resignou a ser mais um no mercado. “Apostamos na nossa visão e preferimos fazer isso que fazer produtos ‘eu também’. Deixem outras empresas fazer isso. Para nós, é sempre o próximo sonho”, falou.

3. Não desista do seu negócio

Jobs sempre comandou a Apple com paixão e pulso firme e esteve envolvido no negócio até seus últimos dias. Mesmo tendo sido afastado do comando da companha pelos acionistas durante um período, não hesitou em reassumir o leme quando a oportunidade apareceu. “Quando as pessoas vendem sua participação [na sua startup], mesmo ficando absurdamente ricas, elas se privam de uma das experiências potencialmente mais gratificantes das suas vidas”, disse.

4. Quebre as regras

    Jobs não revolucionou apenas a maneira como se utilizam certas tecnologias. Ele não teve medo de desafiar e transformar a lógica de funcionamento de mercados gigantescos, como as indústrias da música e do cinema. A iTunes Store consolidou um novo modelo de compra e venda de conteúdo digital na internet, ao qual, mais cedo ou mais tarde, todas as gravadoras e estúdios acabaram cedendo. “É mais divertido ser um pirata que entrar para a marinha” era seu lema.

5. Invista na simplicidade

Não é raro se deparar com um vídeo no YouTube mostrando uma criança em tenra idade “navegando” por um iPhone ou um iPad com a maior desenvoltura. O motivo é simples: os produtos da Apple são fáceis de usar e por isso conquistam legiões de fãs e fazem a concorrência comer poeira. E isso não é “acaso”. Jobs perseguia a simplicidade à exaustão. “Esse é um doa meus mantras – foco e simplicidade. Simples pode ser mais difícil que complexo: você tem que trabalhar duro para tornar seu pensamento ‘clean’ e tornar as coisas simples. Mas vale a pena no final, porque quando chega lá, você consegue mover montanhas”, disse em entrevista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: