Falando da Semana que Passou

Resumo comentado das notícias da semana

Fonte: Blog da Miriam Leitão

Inflação acelera – Na Sexta Feira, o IBGE divulgou que a inflação permanece sendo um problema. Em setembro, o IPCA avançou para 0,53%, e o acumulado em 12 meses subiu para 7,31%, acima do teto da meta (6,5%). O BC havia dito que a inflação cairia a partir de outubro, vamos ver, então, se no próximo mês ela começa a baixar.

Dólar instável – A moeda americana subiu e desceu esta semana, ao saber de boatos, notícias, pressões, medo. Ontem, chegou a cair 2,51%, para menos de R$ 1,80, com o boato da retirada de IOF sobre operações de câmbio no mercado futuro. No começo da semana subiu, com o medo do risco bancário.

Dexia pede socorro e Europa prepara plano para recapitalizar bancos – A crise da dívida na Europa fez a primeira vítima, o banco franco belga Dexia, que avisou que precisará de capitalização. Essa instituição carrega muita dívida do governo da Grécia e de Portugal.

Os governos belga e francês disseram que iriam capitalizá-lo e, com isso, o temor de uma crise bancária começou a diminuir; os governos europeus também deixaram claro que tomariam medidas para se evitar uma crise bancária.

O FMI deu declarações de apoio aos bancos, dizendo que precisam de capitalização e que pode participar da operação. Segundo o FMI, eles precisariam de 100 bi a 200 bi de euros, mas parece pouco diante do esperado pelo mercado.

Grécia não consegue atingir meta fiscal – Esta semana, a Grécia avisou, durante visita da “troika” (CE, FMI e BCE), que não cumprirá a meta fiscal deste ano e de 2012.

Resolução contra Síria é vetada – O Brasil, mais uma vez, se absteve em votação de resolução no Conselho de Segurança da ONU. Desta vez, era contra a Síria, mas já havia tido comportamento parecido em março, em relação à Líbia. Mas continua a pergunta: por que o Brasil quer fazer parte de um Conselho no qual sempre se abstém? E por que o governo da presidente Dilma, que fez discurso na ONU dizendo que tinha sido torturada no cárcere, fica contra uma resolução que condena um governo que está matando e torturando cidadãos do seu país?

Produção industrial em queda – O IBGE divulgou que a produção industrial, depois de ter avançado 0,3% em julho, teve queda de 0,2% em agosto em relação ao mês anterior.

Mais uma agência rebaixa a Itália – A Moody´s reduziu a nota da Itália em três níveis, mas ainda ficou acima do nível do Brasil, apesar de ter uma dívida muito maior, o que mostra que essas agências não sabem avaliar risco. (Mais tarde, a Fitch anunciou o rebaixamento das notas da Itália e da Espanha).

Morre Steve Jobs – É a notícia mais triste da semana. Jobs, um dos fundadores da Apple, foi um gênio, criador de equipamentos, modos de vida. Construiu riquezas, empregos, mudando a forma como o jornalismo é feito hoje., por exemplo. É uma pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: