Competências comportamentais são mais valorizadas pelas empresas

Por Redação, http://www.administradores.com.br

Para especialista, habilidades comportamentais são fundamentais para utilizar conhecimentos técnicos

As competências emocionais são mais valorizadas pelas empresas do que as técnicas, segundo análise do especialista em treinamentos comportamentais e projetos de recursos humanos, além de CEO da Thomas Brasil, Victor Martinez.

Segundo Martinez, um profissional pode ter inúmeras habilidades técnicas para desenvolver suas tarefas, contudo, ainda assim, precisará das habilidades comportamentais para fazê-las.

“Essa valorização do comportamento é recente. O mercado costumava valorizar apenas as habilidades técnicas, e as pessoas eram contratadas exclusivamente de acordo com a experiência profissional, formação acadêmica e cursos extracurriculares (…) As habilidades comportamentais são fundamentais para que o colaborador utilize seus conhecimentos técnicos da melhor maneira”, avalia o CEO da Thomas Brasil.

Mas o que são competências comportamentais?
Ainda de acordo com Martinez, as competências comportamentais dizem respeito à inteligência emocional, ou seja, o nível de equilíbrio e a capacidade de identificar e lidar com as próprias emoções e atitudes.

Já as competências técnicas estão relacionadas à inteligência intelectual, em outras palavras, com a quantidade de conhecimento formal e acadêmico adquirido.

Dentre as competências comportamentais, segundo análise do CEO da Your Life, Rubens Gurevich, é preciso observar as necessidades das empresas para saber quais comportamentos devem ser desenvolvidos. Entretanto, diz ele, no geral, liderança, flexibilidade, baixa conformidade, relação interpessoal, trabalho em equipe e empreendedorismo são as competências mais valorizadas pelas empresas.

Anúncios

2 Responses to Competências comportamentais são mais valorizadas pelas empresas

  1. profigestao disse:

    Prezado Pedro Paulo:

    Excelente texto, pois é o que eu venho afirmando já há alguns anos, tanto para os meus alunos quanto em artigos escritos por mim.
    Atualmente é muito mais fácil para as organizações proverem seus futuros funcionários com habilidades técnicas (através do treinamento) do que prover-lhes habilidades humanas.
    Pois, as habilidades humanas devem ser desenvolvidas; ou seja, elas vêm de dentro para fora…..diferentemente das técnicas (de fora para dentro).
    Parabéns…..e continue nos brindando com artigos desse quilate
    Grande abraço
    JULIO CESAR

    • editor do Site disse:

      Julio,
      Concordo com você, hoje um dos grandes problemas tem sido o comportamento das pessoas no ambiente do trabalho, onde muitas vezes impera a falta de solidariedade, companheirismo e ate mesmo comprometimento com os colegas e a empresa. As habilidades humanas se desenvolvem desde a infância, sendo assim precisamos educar as nossas crianças e adolescentes não apenas para entrar na faculdade e sim para entrar na “vida” para que elas desenvolvam a solidariedade, companheirismo, respeito e ate resiliência quando os problemas aparecem.
      Um abraço,
      Pedro Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: