Cuidado! Há um carreirista perto de você!

Por Flávio Emilio

Todo profissional quer, sonha e se esforça em prosperar na carreira. Mas há um personagem que deseja crescer de forma apressada e desleal.

Senhoras e senhores, apresento-lhes o carreirista.

É possível que você conheça alguns, cujas trajetórias profissionais cruzaram ou até atropelaram a sua. Uma pessoa carreirista caracteriza-se por ser altamente individualista, egocêntrica e competitiva. Quer crescer rápido e a qualquer custo… Em nome de seus objetivos topa fazer qualquer negócio. Assim, não vê problemas em mentir, sabotar, delatar ou fingir-se de amigo para se apropriar de ideias alheias. Lágrimas e sorrisos de um carreirista tendem a ser tão verossímeis quanto os de um mau ator ou atriz de teatro.

Recomendo que você seja muito cuidadoso em estabelecer relacionamentos em seu local de trabalho. Nem todos os seus colegas merecerão ser seus amigos. Alguns serão eternamente colegas. Os carreiristas deverão estar nesse grupo. Naturalmente, devemos trata-los com respeito e cortesia, colaborando com todos para que o trabalho seja bem executado, como exigem os códigos de ética e conduta profissional das empresas.

Entretanto, uma vez identificado um carreirista que trabalha próximo a você, adote uma postura cautelosa e prudente. Para não ser surpreendido pelo jogo sujo dele, recomendo as seguintes atitudes:

a) Evite expor ideias ainda não conclusivas a respeito de projetos que você vem desenvolvendo de forma preliminar. Ele não pensará duas vezes antes de se apropriar delas sem o menor pudor, assumindo-se como ‘dono’;

b) Registre e documente pactos e acordos feitos com um carreirista. Nunca confie num ‘deixa comigo’ ou ‘eu resolvo para você’ ditos por ele. Saiba que esse tipo de colega poderá mudar o discurso cinicamente e dizer ‘nunca conversamos sobre isso’ ou ainda ‘bem que eu lhe avisei que não daria certo’. Se você não tiver nada que comprove sua versão, poderá sair arranhado da situação.

c) Não comente a respeito de dúvidas, inseguranças, fraquezas e conflitos que você esteja passando na carreira. Todos nós passamos por isso e precisamos de um mentor, conselheiro ou alguém que se proponha a nos ouvir. Seja bem seletivo ao escolher esse interlocutor. Os carreiristas devem ser excluídos imediatamente da lista.

d) Não faça comentários negativos a respeito do chefe, da empresa ou de outros colegas na frente de um carreirista. Ele adota o procedimento padrão do FBI – “Tudo que você disser poderá ser usado contra você”. Ele poderá usar e até distorcer suas palavras para semear a discórdia no departamento levando e trazendo fofocas a fim de parecer leal e amigo.

e) Caso o carreirista se aproxime muito de você, procure identificar suas reais intenções, já que todos os seus comportamentos apontam numa só direção: o benefício dele, o crescimento profissional dele, a elevação do status dele. Investigar os motivos que o levaram a se  tornar repentinamente amigo lhe ajudarão a neutralizar suas investidas com classe e inteligência.

f) Cuidado com surtos repentinos de altruísmo, boa vontade e cortesia, vindos de colegas que não costumam agir assim. Carreiristas são individualistas em essência. Mudanças repentinas de comportamento, com súbitas atitudes de colaboração e camaradagem devem ser vistas com reservas. Poderá haver algum tipo de golpe sendo tramado contra você e seus colegas. Recomendo que aceite ajuda, mas seja cuidadoso e observador.

O alento para os éticos e leais é que a ascensão meteórica do carreirista pode preceder uma queda vertiginosa, pois quanto mais se cresce na carreira, maior a exigência em termos de conhecimentos técnicos, habilidades práticas e atitudes limpas. Artigos escassos no perfil do carreirista.

Flávio Emílio Monteiro Cavalcanti é administrador e Mestre e Gestão de Recursos Humanos .

http://dropsdecarreira.com.br/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: