
Por Pedro Paulo Galindo Morales
Em 1958 surgiram as Lojas Eletrogranjeiro loja que vendia eletrodomésticos com várias lojas na cidade uma delas, na Rua Senador Pompeu ligada a da Cia Agro Industrial Vale do Curu – AGROVALE com empresa valias unidades de produção de cana-de-açúcar
A Organização Silveira Alencar S/A- SILCAR foi uma das mais tradicionais lojas de eletrodomésticos de Fortaleza sua matriz ficava na Rua Sena Madureira esquina a Praça dos Leões e suas lojas espalhavam-se pelo centro da cidade. A Silcar Veículos concessionaria GM localizada na Av. Monsenhor Tabosa também pertencia ao grupo que fechou em 2008 com a venda da concessionaria.
Havia também o Supermercado Varejão que possuía 3 lojas suas lojas estavam localizadas na Av. Antônio Sales com Av. Desembargador Moreira ( hoje Pão de Açúcar) , Parquelandia e Av. Francisco Sá ( hoje Zezão Supermercado). O Varejão foi vendido na década de 80 para o Grupo Bompreço que por sua vez na década de 90 vendeu para os Mercadinhos São Luiz que mais tarde vendeu essas loja ao Grupo Pão de Açúcar.

O Mercantil São José S/A foi um grupo muito grande foi o que surgiu na década de 60 que atuou no ramo de supermercados e hipermercados comprado pelo Pão de Açúcar na década de 80 e marcou época, tanto que até hoje as pessoas ainda falam vamos “Vamos fazer mercantil”, suas lojas até hoje mantem as mesmas características, entre elas podemos recordar as lojas hoje ocupadas todas pelo Grupo Pão de Açúcar eram as lojas do tipo hipermercado as do Náutico, Aguananbi, Bezerra de Menezes (hoje Assai), Montese (hoje North Shopping Montese) e entre os supermercados temos as lojas da Rua Pinto Madeira (Cometa Supermercados), Pão de Açúcar (próximo a Avenida 13 de Maio), Av Bezerra de Menezes (Casas Freitas).
Com a venda do Mercantil São José S/A em 1978 para o Grupo Pão de Açúcar as lojas passaram a usar a bandeira Jumbo para os hipermercados e Pão de Açúcar para os supermercados, como parte do acordo de venda (os prédios continuavam a pertencer a família controladora da empresa) o Grupo Pão de Açúcar exigiu que o Mercantil São José fica-se sem explorar o comercio varejista por 20 anos dedicando-se apenas ao atacado na loja da Rua Governador Sampaio. Depois de 20 anos o Mercantil São José S/A retorna ao mercado com o nome de Hiper Mercantil em uma loja (hoje) em ruinas localizada na Avenida Washington Soares próximo ao Fórum, que fez muito sucesso, pois na época o comercio ainda engatinhava na avenida, além disso foram feitos vários investimentos como a compra de dois prédios do antigo Roncy (Aldeota e Parquelandia) além de construção de novas lojas como a da Av. José Bastos (hoje uma loja do Center Box) e reabertura das lojas da Pinto Madeira e Montese. O Hiper Mercantil fechou em 2006 em meio a uma crise financeira.

Nos anos 70, o comércio de Fortaleza sofreu uma grande transformação com a inauguração do Center Um de Tasso Jereissati inaugurado em 1974 que tinha como loja âncora o Hiperrmercado “Jumbo” do Grupo Pão de Açúcar, dois cinemas, estacionamento no subsolo e mais de 40 lojas e lanchonetes onde estavam presentes lojas como Samaritana, Sapataria Belém, Ocapana, Carvalho Borges, Aba Film, Casas Pernambucanas, Farmácia Drogajafre. Sua inauguração foi uma verdadeira festa, foi criada por Guto Benevides uma campanha com um elefante de verdade o que causou muita curiosidade nas pessoas, um fato curioso é que o elefante chegou antes do tempo e foi uma tremenda dificuldade para esconder o animal, quando se pensou que ele estava bem escondido ele derruba o muro e começa tudo de novo correria e até policia.

A Mesbla em Fortaleza foi inaugurada em 1974, na esquina da Rua Barão do rio Branco com Rua São Paulo nº 290 para depois se transferir para a loja da Rua Senador Pompeu galeria com a Rua General Sampaio onde hoje é a Loja Insinuante, inaugurou uma segunda loja em 1982, no Shopping Center Iguatemi além da Mesbla Móveis e Mesbla Motos, ambas as lojas localizadas na Avenida Imperador.

A Samasa – Sebastião Arrais Magazines S/A foi uma grande rede de lojas de departamentos dessa época com cerca de 10 lojas amplas do tipo departamentos vendiam roupas, perfumes, eletrodomésticos, móveis e possuía lanchonetes em todas as lojas que eram bem movimentadas e faziam sucesso. Suas lojas principais estavam localizadas na Rua Barão do Rio Branco, Shopping Iguatemi, North Shopping, Rua Senador Pompeu, Rua General Bezerril (em frente a prefeitura com saída para Rua Assunção) e uma loja com três frentes, para a Rua Major Facundo, Rua Liberato Barroso e Rua Barão do Rio Branco destruída por um incêndio em 1989 além de um amplo depósito central, acabou fechando na década de 90.
Bibliografia
Blog Fortaleza Nobre http://fortalezanobre.blogspot.com
Fortaleza Antiga http://fortalezaantiga.blogspot.com/
Fortaleza Fatos e Fotos http://fortalezaemfotos.blogspot.com
Pesquisa em Sites da Internet.
Leia também :
As grandes lojas que não existem mais no comércio de Fortaleza I Parte
As grandes lojas que não existem mais no comércio de Fortaleza- Última Parte
A segunda parte foi tão boa quanto a primeira, parabéns!
Muito bom recordar essas lojas que fizeram história na
nossa capital.
Abraços
Leila,
Obrigado pelo deu comentário, amanhã estou publicando a ultima parte do artigo.
Abraços,
Pedro Paulo Morales
em 1970 fiz minha primeira compra a crédito na Mesbla (General Sampaio 1065) portanto sua inauguração naum ocorreu em 1974. …
Lidia, obrigado pela correção.
Um abraço
Pedro Paulo Morales
Recordei demais minha infância!
Relembrou muito minha infância, gostaria muito d reencontrar uma pessoa q trabalhou no hiper mercantil.
olha eu renascir me deu uma saudade em revê as lojas do centro de fortaleza antiga como era bom meu DEUS, voltei para os meus 15 anos como é gostoso lembrar da sua infância
Fui funcionária de algumas dessas lojas… exemplo a Samasa e portaria tanto de saber onde está o arquivo dessa loja…pois em minha carteira de trabalho só tem a data de entrada tornando inviável para a minha Contagem de tempo junto ao INSS
Muito bom.. Gostaria de encontrar o supermercado Gomes de freitas onde minha mãe trabalhou….