As grandes lojas que não existem mais no comércio de Fortaleza II Parte

Matriz das antigas Casas Silcar

Por Pedro Paulo Galindo Morales

Em 1958 surgiram as Lojas Eletrogranjeiro loja que vendia eletrodomésticos com várias lojas na cidade uma delas, na Rua Senador Pompeu ligada a da Cia Agro Industrial Vale do Curu – AGROVALE com empresa valias unidades de produção de cana-de-açúcar

 A Organização Silveira Alencar S/A- SILCAR foi uma das mais tradicionais lojas de eletrodomésticos de Fortaleza sua matriz ficava na Rua Sena Madureira esquina a Praça dos Leões e suas lojas espalhavam-se pelo centro da cidade. A Silcar Veículos concessionaria GM localizada na Av. Monsenhor Tabosa também pertencia ao grupo que fechou em 2008 com a venda da concessionaria.

Havia também o Supermercado Varejão que possuía 3 lojas  suas lojas estavam localizadas  na Av. Antônio Sales com Av. Desembargador Moreira ( hoje Pão de Açúcar) , Parquelandia e Av. Francisco Sá ( hoje Zezão Supermercado). O Varejão foi vendido na década de 80 para o Grupo Bompreço que por sua vez  na década de 90 vendeu para os Mercadinhos São Luiz que mais tarde vendeu essas loja ao Grupo Pão de Açúcar.

Loja do Hiper Mercantil

O Mercantil São José S/A foi um  grupo muito grande foi o que surgiu na década de 60  que atuou no ramo de supermercados e hipermercados comprado pelo Pão de Açúcar na década de 80 e marcou época, tanto que até hoje as pessoas ainda falam vamos “Vamos fazer mercantil”, suas lojas até hoje mantem as mesmas características, entre elas podemos recordar as lojas hoje ocupadas todas pelo Grupo Pão de Açúcar eram as lojas do tipo hipermercado as do Náutico, Aguananbi, Bezerra de Menezes (hoje Assai), Montese (hoje North Shopping Montese) e  entre os supermercados  temos as lojas da Rua Pinto Madeira (Cometa Supermercados), Pão de Açúcar (próximo a Avenida 13 de Maio), Av Bezerra de Menezes (Casas Freitas).

Com a venda do Mercantil São José S/A em 1978 para o Grupo Pão de Açúcar as lojas passaram a usar a bandeira Jumbo para os hipermercados e Pão de Açúcar para os supermercados, como parte do acordo de venda (os prédios continuavam a pertencer a família controladora da empresa) o Grupo Pão de Açúcar exigiu que o Mercantil São José fica-se sem explorar o comercio varejista por 20 anos dedicando-se apenas ao atacado na loja da Rua Governador Sampaio.  Depois de 20 anos o Mercantil São José S/A retorna ao mercado com o nome de Hiper Mercantil em uma loja (hoje) em ruinas localizada na Avenida Washington Soares próximo ao Fórum, que fez muito sucesso, pois na época o comercio ainda engatinhava na avenida, além disso  foram feitos vários investimentos como a compra de dois prédios do antigo Roncy (Aldeota e Parquelandia) além de construção de novas lojas como a da Av. José Bastos (hoje uma loja do  Center Box) e reabertura das lojas da Pinto Madeira e Montese. O Hiper Mercantil fechou em 2006 em meio a uma crise financeira.

Logotipo do Jumbo e Fachada do Center Um-Blog Fortaleza Nobre

Nos anos 70,  o comércio de Fortaleza sofreu uma grande transformação com a inauguração do Center Um de Tasso Jereissati inaugurado em 1974 que tinha como loja âncora o Hiperrmercado “Jumbo” do Grupo Pão de Açúcar, dois cinemas, estacionamento no subsolo e mais de 40 lojas e lanchonetes onde estavam presentes lojas como Samaritana, Sapataria Belém, Ocapana, Carvalho Borges, Aba Film, Casas Pernambucanas, Farmácia Drogajafre. Sua inauguração foi uma verdadeira festa, foi criada por Guto Benevides uma campanha com um elefante de verdade o que causou muita curiosidade nas pessoas, um fato curioso é que o elefante chegou antes do tempo e foi uma tremenda dificuldade para esconder o animal, quando se pensou que ele estava bem escondido ele derruba o muro e começa tudo de novo correria e até policia.

Propaganda do Jumbo Center Um -Blog Fortaleza Nobre

A Mesbla em Fortaleza foi inaugurada em 1974, na esquina da Rua Barão do rio Branco com Rua São Paulo nº 290 para depois se transferir para a loja da Rua Senador Pompeu galeria com a Rua General Sampaio onde hoje é a Loja Insinuante, inaugurou uma segunda loja em 1982, no Shopping Center Iguatemi além da Mesbla Móveis e Mesbla Motos, ambas as lojas localizadas na Avenida Imperador.

Samasa e Mesbla duas lojas ancoras do Shopping Iguatemi Fonte: Blog do Eliomar de Lima

A Samasa – Sebastião Arrais Magazines S/A foi uma grande rede de lojas de departamentos dessa época com cerca de 10 lojas amplas do tipo departamentos vendiam roupas, perfumes, eletrodomésticos, móveis e possuía lanchonetes em todas as lojas que eram bem movimentadas e faziam sucesso. Suas lojas principais estavam localizadas na Rua Barão do Rio Branco, Shopping Iguatemi, North Shopping, Rua Senador Pompeu, Rua General Bezerril (em frente a prefeitura com saída para Rua Assunção) e uma loja com três frentes, para a Rua Major Facundo, Rua Liberato Barroso e Rua Barão do Rio Branco destruída por um incêndio em 1989 além de um amplo depósito central, acabou fechando na década de 90.

Bibliografia

Blog Fortaleza Nobre http://fortalezanobre.blogspot.com

Fortaleza Antiga http://fortalezaantiga.blogspot.com/

Fortaleza Fatos e Fotos http://fortalezaemfotos.blogspot.com

Pesquisa em Sites da Internet.

Leia também :

As grandes lojas que não existem mais no comércio de Fortaleza I Parte

As grandes lojas que não existem mais no comércio de Fortaleza- Última Parte

Anúncios

8 Responses to As grandes lojas que não existem mais no comércio de Fortaleza II Parte

  1. Leila Nobre disse:

    A segunda parte foi tão boa quanto a primeira, parabéns!
    Muito bom recordar essas lojas que fizeram história na
    nossa capital.

    Abraços

  2. […] II Parte Compartilhe:TwitterFacebookPrintLike this:LikeBe the first to like this post. […]

  3. […] As grandes lojas que não existem mais no comércio de Fortaleza II Parte […]

  4. Lidia de Freitas Santos disse:

    em 1970 fiz minha primeira compra a crédito na Mesbla (General Sampaio 1065) portanto sua inauguração naum ocorreu em 1974. …

  5. Carlos. disse:

    Recordei demais minha infância!

  6. Juliana Rosa disse:

    Relembrou muito minha infância, gostaria muito d reencontrar uma pessoa q trabalhou no hiper mercantil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: