Sua Empresa é Má?

Por Luiz de Paiva

Assim como pessoas, existem empresas com diversos tipos de personalidades. Claro, no final das contas todas buscam um mesmo objetivo: o lucro. No entanto, da mesma forma que os seres humanos buscam seu “lucro” por caminhos diferentes, as empresa adotam formas variadas de exercer suas atividades… e algumas acabam se tornando “más”.

Uma empresa má é aquela que busca realizar seu lucro usando métodos antiéticos na concorrência, deixando de pagar impostos, sufocando os fornecedores e enganando clientes. Poucas empresas nascem más, muitas vezes trata-se de um processo gradual, na qual lideranças sucessivas vão adquirindo práticas errôneas sem que corrijam o rumo da organização.

A revista CIO publicou um artigo interessante sobre o tema “Oito Sinais da Maldade em Empresas de Alta Tecnologia”. Estes sinais também se aplicam claramente a empresas em outros setores, portanto vou reproduzi-los aqui levemente adaptados.

Lembre-se, se sua empresa apresenta alguns destes sinais, não quer dizer automaticamente que é uma empresa má… somente deve ser um alerta para que a liderança tome as ações corretivas necessárias:

1) A arrogância é dominante. Empresas arrogantes acham que estão acima de tudo e de todos, e portanto tomam ações que (em sua visão) outras empresas não poderiam tomar. Isto muitas vezes acontece quando o crescimento vem de forma rápida e com relativa facilidade (por exemplo, com um produto extremamente bem sucedido).

2) Para que eu ganhe, você precisa perder. Os líderes da empresa não acreditam em uma negociação ganha-ganha. Eles somente estão satisfeitos quando a outra parte (fornecedores, clientes ou concorrentes) está em uma situação na qual somente sairão perdendo.

3) A empresa compete mais na justiça do que no mercado. Empresas com um grande número de pendências judiciais certamente estão fazendo algo errado. Muitas vezes a situação é causada por terceiros, mas quando a preocupação com ações na justiça se torna a regra e não a exceção, certamente há algo de errado.

4) A empresa não está se unindo a alianças, está forçando-as. Isto não quer necessariamente dizer que a organização é má. No entanto, quando ela evita participar de alianças e parcerias existentes para forçar novas alianças com suas próprias idéias, isto pode ser uma indicação de que o que ela quer está acima dos interesses de qualquer outra parte do mercado.

5) A empresa ignora os clientes e se curva à bolsa de valores. Uma empresa cresce porque seus clientes estão satisfeitos e continuam comprando seus produtos e serviços. Infelizmente alguns líderes se afastam tanto da realidade de sua empresa que ficam pensando somente no valor da empresa na bolsa e nos ganhos de curto prazo dos acionistas, mesmo que isto destrua o relacionamento e a boa imagem desenvolvidos com os clientes.

6) Cria-se uma neurose de que todos estão roubando da empresa. Os líderes perdem total contato com a equipe e as operações que passam a acreditar que todos estão se aproveitando da empresa. Começam a criar burocracia e dificuldades legais para todos, “protegendo-se” por todos os lados e causando uma queda brutal de produtividade e de agilidade nos negócios. Somente os advogados ganham com a situação.

7) A empresa se tornou cheia de segredos e cercada de rumores. Empresas modernas possuem canais de comunicação abertos com todos os envolvidos em suas atividades. Empresas “más” estão sempre escondendo tudo de todos, como se cada ação fosse segredo de estado (inclusive internamente). Esta falta de confiança gera um sentimento negativo contra a empresa em todos os aspectos.

8 ) A empresa se tornou grandiosa demais para o público em geral. Os líderes se tornam pop stars. O rápido crescimento coloca a empresa no centro da mídia, e os lucros geram fortunas para os fundadores de acionistas. Claro, isto por si só não é nada ruim… mas muitas vezes é o primeiro passo para todos os sinais anteriores.

Fonte: O gerente.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: