Quebrar ou cumprir normas?!

  Por Flávio Emílio

Esta coluna é publicada aos domingos

As nações mais desenvolvidas do mundo têm várias características em comum. Entre elas estão a força de suas instituições e o profundo respeito às leis. A disciplina para cumprir normas é um sinal claro de maturidade, tanto para uma nação, quanto para qualquer profissional que deseja posições melhores em sua carreira.

Sinceramente, não conheço nenhum caso de alguém bem sucedido profissionalmente cuja carreira tenha sido marcada pela subversão às normas das empresas por onde passou. Soa charmoso e impactante disparar frases do tipo: “regras existem para ser  quebradas”, “dou meu jeito” ou ainda: “meu perfil é marcado pela irreverência”. Engraçadinho, não? Mas o mundo corporativo costuma ser pouco… muito pouco tolerante profissionais que pensam e agem assim.

A eficiência no trabalho dependerá da observância aos interligados procedimentos e processos de trabalho, visto que não há como se conseguir resultados consistentes sozinho. Assim sendo, quem quebra as normas acaba prejudicando não só a si mesmo, mas a vários colegas, podendo-se chegar até a terceiros como: clientes, fornecedores, a sociedade…

A essa altura, alguns leitores podem estar se perguntando se eu considero que toda norma é perfeita ou ainda o que eu teria a dizer sobre normas ultrapassadas, injustas ou mal definidas. É óbvio que elas não devem permanecer em vigor. Entretanto, o caminho não é o de negá-las ou sabotá-las. A estratégia mais inteligente é procurar corrigi-las ou, caso você não tenha autonomia para isso, apontar argumentos consistentes para o aprimoramento ou simplificação de cada uma delas.

A ideia que defendo para mim e para você é: no lugar de uma norma ruim, deverá ser estabelecida uma nova, bem melhor. Lembre-se que o nosso mundo se move, disciplinado por leis – tanto as da natureza, quanto aquelas criadas no âmbito das organizações. Portanto, se você quer vencer a partida, conheça profundamente as regras e jogue de acordo com elas! Esse é o segredo dos vencedores!

Flávio Emílio Monteiro Cavalcanti é administrador e Mestre em Gestão de Recursos Humanos .

http://dropsdecarreira.com.br/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: