As proprietárias do imóvel onde funciona a Farmácia Oswaldo Cruz emitiram uma notificação de despejo nesta quarta-feira (16), com prazo para a farmácia sair do atual prédio, localizado no Centro de Fortaleza, em frente à Praça do Ferreira.
De acordo com os advogados, essa ameaça é uma espécie de represália, devido ao pedido de tombamento de patrimônio, feito há dois meses para a Prefeitura de Fortaleza.
Dessa forma, a farmácia centenária corre riscos de sair do Centro da Cidade. As donas são herdeiras de um espólio administrado por uma delas, que não reside em Fortaleza.
Histórico
A Farmácia e Drogaria Oswaldo Cruz, fundada em 29 de maio de 1934, de propriedade da Hortêncio Mota & Cia, foi a pioneira com manipulação de remédios no Estado do Ceará.
A memória está enraizada através da arquitetura preservada e a exposição de objetos farmacêuticos antigos. A fachada da farmácia é a única que permanece intacta na Praça do Ferreira.
Em 1950, a empresa proprietária ficou com dificuldades financeiras e transferiu o controle da farmácia para outro boticário, Edgar de Paula. O novo proprietário nunca modificou nem a estrutura externa nem a interna da farmácia.
Fonte: Portal Jangadeiro Online