O Mundo Mudou

Por Alexandre Silva

O mundo está mudando…está é uma das frases que mais escutamos ultimamente, porém permita-me dar um aviso: O MUNDO JÁ MUDOU E CONTINUARÁ MUDANDO!!!

É engraçado, quando olhamos para os nossos pais e falamos sobre determinados assuntos, é comum que eles não conheçam ou apenas escutaram falar sobre alguns deles, porém se você prestar atenção talvez já esteja acontecendo o mesmo com você neste exato momento.
A tecnologia e a velocidade da informação hoje é muito mais rápida do que no tempo dos nossos pais, ou seja, ficar “obsoleto”nos dias atuais acontece de maneira muito mais rápida.

Hoje tem um grupo de jovens denominados como geração y que está fazendo uma revolução no mercado de trabalho, porém já existe uma outra geração que logo logo chegarão ao mercado de trabalho com uma visão ainda mais avançada que a Y e como você ficamos no meio disto tudo?

Quantos jornais, revistas, livros (apenas fazendo uma interupção, ainda existem livros e jornais, ou tudo está concentrado no Ipad?) você tem que ler para ficar atualizado?  E com relação aos cursos, qual é o próximo que está na sua mira? Parece loucura, mais o mundo está cada vez mais rápido.

Para que eu consiga me atualizar ou pelo menos me manter informado sobre assuntos ligados a minha área eu assino vários RSS Feed e algumas Newsletters, pois hoje é impossível ficar 100% atualizado, é necessário fazer um filtro sobre o seu interesse.

O que mais me preocupa é que muitas pessoas com quem eu converso, independente da idade não conhecem Twitter, Orkut, Blog, Foursquare,LinkedIn, Facebook entre outras plataformas sociais. Por que me preocupa? Ei acorde, o mundo mudou lembra?

Vejo isto da mesma forma quando foi lançada a televisão ou até mesmo mais recente, os telefones celulares, estes eram apenas uma ferramenta de comunicação restrita, lembra-se disto? Hoje todos nós temos telefones celulares e quando o esquecemos em algum lugar  parece que estamos isolados do mundo. Assim também será a nossa comunicação sem as plataformas sociais a curto prazo.

Se você não embarcar nesta onda, pode ser que na sua próxima entrevista de trabalho você seja considerado analfabeto. Parece exagero mas é justamente assim que será.

Quantas propostas de trabalho você já recebeu através do linkedIn, quantas informações importantes para o seu negócio você já encontrou através de Blogs?

Você sabia que se considerarem o número de usuários do Facebook como cidadãos de um país ele seria considerado o terceiro maior país do mundo? Isto faz algum sentido para você?

Vejo grandes empresas criando departamentos somente para cuidar da sua imagem digital, áreas de marketing estudando maneiras de conversar com este “novo mundo” que até então não existia. E quanto aquele profissional de Propaganda & Marketing que se formou a alguns anos e ainda considera a televisão a “menina dos olhos” do meio de comunicação, será que existe espaço para ele no mercado de trabalho? Ele e a televisão já estão com os dias contados.

Bem, se você está lendo este artigo significa que você “ainda” não está tão longe deste novo mundo, mas será que a sua empresa/equipe está preparada para enfrentar este desafio.

Acho que vale a pena uma reflexão sobre o assunto e talvez uma reunião com o seu time apenas para tratar deste assunto, o que você acha?

http://alexandre-silva.com contato [ alesil.va@terra.com.br]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: