Quando o chefe pede demissão

Mundo Corporativo

Sandra Nagano

MOTIVOS

Muitos podem ser os motivos para um gestor se auto-demitir do cargo. Entre eles, as propostas de uma melhor colocação no mercado à frustração total de suas atividades dentro da organização. Independente das razões trata-se de uma situação que pode ocorrer dentro da sua empresa. Mas, em geral, a auto-demissão de um chefe está ligada a uma crise instaurada dentro da empresa ou setor. Ou seja, em uma situação-limite de caos que acaba por preocupar, de alguma forma, todos os agentes da organização. Afinal, ninguém sabe ao certo como a empresa saíra – ou se ao menos saíra – dessa crise. O novo gestor que assumir o cargo terá, então, o desafio de não somente apagar os incêndios, mas também de consertar os estragos causados dentro do próprio ambiente de trabalho.

A LA BERLUSCONI

Um exemplo recente desta situação foi a renúncia do então primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi há pouco mais de uma semana. Quando a crise econômica apertou na terceira maior economia da Europa, Berlusconi decidiu renunciar. O atual primeiro-ministro, Mario Monte, terá agora que arrumar a casa, e ganhar a confiança da população e do mundo (o que Berlusconi já vinha perdendo há tempos) e tocar o pacote impopular de austeridade aprovado pelo parlamento italiano. Ou seja, quem assume o cargo nestas condições, geralmente, herda, entre outras coisas, um grande abacaxi para descascar.

HORA DO CAFEZINHO

1 Em muitos escritórios já começaram as movimentações para as famosas “festas de final de ano da firma” e dos “amigos-secretos”. Gostando ou não, é sempre de bom tom participar. Afinal, trata-se de um momento de confraternização dentro da empresa. Embora seja um momento “relax” entre os colegas de trabalho, é sempre bom lembrar que eles continuarão ser – em sua maioria – colegas de trabalho. Ou seja, algumas etiquetas devem ser mantidas na hora em que você trocar o cafezinho por algo, eventualmente, mais forte. Se você for beber algo alcoólico, não exagere. Fique no nível “beber socialmente”. Isso evitará que você cometa gafes, inclusive, junto ao seu chefe. Quanto às vestimentas, isso dependerá do nível de aproximação da equipe, bem como o tipo de empresa a qual você trabalha. Mas, em geral, é aconselhável roupas não muito extravagantes. Na dúvida, use o bom senso.

MINUTO SABÁTICO

2. Na próxima semana, já entraremos no mês de dezembro. Pois é, estamos às vésperas do final do ano, tempo de fazer um balanço das coisas que fizemos e deixamos de fazer durante 2011. Sem estresse, pois se tratam de coisas passadas. Agora, bola pra frente! Hora de planejar o ano vindouro com metas reais e realizáveis. Ambições e desafios realmente são importantes, mas não encha sua lista com missões quase impossíves. Senão, as chances de se arrepender e se lamentar no final do ano que vem serão grandes. Lembre-se que as metas as quais eu falo não devem se encerrar em coisas relativas ao trabalho. Que tal já planejar aquela viagem de férias para o próximo ano? Ou se programar para ter mais tempos de lazer junto às pessoas que você mais estima? Afinal, todos nós precisamos de alguns minutinhos sabáticos para trazer mais leveza às nossas vidas.

CORPORATIVÊS

3. Você sabe o que significa compliance dentro de uma empresa? Trata-se do atendimento aos requisitos de leis, normas e códigos organizacionais e da indústria de atuação pela empresa. Por exemplo, uma empresa aplica uma política de compliance se ela estiver de acordo com regras e normas do ISO, à legislação ambiental, ao Código de Defesa do Consumidor, às Normas Regulamentadoras de Segurança e de Saúde no Trabalho e de outros órgãos e agências de regulação e fiscalização.

Sandra Nagano
nagano@opovo.com.br

Fonte: O Povo Online


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: