Festas de final de ano: cuidado com sua imagem

Pedro

Por Pedro Paulo Galindo Morales

Esta coluna é publicada aos Sábados

Dezembro é o mês que temos muitas confraternizações corporativas e como em todas as empresas, todos integrantes da empresa (colaboradores, parceiros e fornecedores) são reunidos em um mesmo ambiente por isso tome muito cuidado para não cometer excessos.

Leitores. O comportamento nas festas de final de ano nas empresas é um tema muito comentado todos os anos porem nunca é de mais voltarmos a este assunto.

Dezembro é o mês que temos muitas confraternizações corporativas e como em todas as empresas, todos integrantes da empresa (colaboradores, parceiros e fornecedores) são reunidos em um mesmo ambiente. Conforme especialistas em etiqueta empresarial, esse é um ótimo momento para expor a sua imagem para o restante da empresa o que pode ajudar ou atrapalhar a sua carreira.

Os especialistas dizem que é bom aparecer um pouco mais que o normal porem lembram que mesmo que o ambiente seja outro, um buffet por exemplo, ele continua sendo um ambiente empresarial. Por isso não se deve faltar a essas festas, pode parecer que o colaborador não valoriza a empresa onde trabalha. Essas festas também são boas para estreitar os laços com os colegas que muitas vezes apenas se falam por telefone.

Pesquisas indicam que as pessoas que cometem muitos excessos nestas festas e algumas ficam estigmatizadas, ou seja, em toda as festas as pessoas esperam esse tipo de comportamento dessas pessoas, e isso não é bom para a imagem. Conforme pesquisas 56% das pessoas entrevistadas disse que percebeu que a reputação profissional ou pessoal foram abaladas quando os excessos foram documentados através de fotos, vídeos ou comentários nas redes sociais. A regra é tomar cuidado porque tanto em festas como no dia a dia estamos sendo constantemente vigiados.

Para que não se correr o risco de ter a sua reputação abalada por algum excesso seguem algumas dicas dos especialistas:

  1. Controle a bebida: lembre-se que a pior ressaca é a moral;
  2. Se comporte com discrição: cuidado com a maneira de andar, comer e beber, seja discreto;
  3. Procure conversar com pessoas de outras áreas é bom e facilita o contato do dia a dia.
  4. Se você é gestor procure agir com simpatia e naturalidade, se você não é o ideal é esperar o gestor dar abertura para determinados assuntos ou contatos mais próximos.
  5. Preste atenção a sua roupa, procure obedecer ao que esta no convite. As mulheres devem evitar decotes exagerados ou saias muito curtas, na duvida tanto para mulheres como homens use uma roupa que serviria para trabalhar.
  6. É impossível não falar de trabalho, porem saiba equilibrar os assuntos;
  7. Respeite as regras da festa, não leve família ou acompanhantes se o convite não mencionar nada a respeito e lembre-se que você representa a empresa.naquele momento junto a fornecedores e convidados.

Por ultimo tenha na mente aquela velha e boa frase “É melhor prevenir do que remediar” consertar um vexame leva muito tempo e pode causar muito stress. Vamos refletir sobre isso e boa festa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: