Equilibrar a carreira e a vida pessoal é possível

 Canal Executivo

A busca pelo equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é o que a maioria das pessoas busca atualmente. Como destinar o tempo do trabalho a gerar resultados e o tempo dedicado à vida a gerar sentido para a mesma?

“Grande parte das pessoas continua tentando fazer isso como se a vida pudesse ser divida em frações na qual nenhuma delas interfere na outra. Mas na verdade a vida é um grande ciclo no qual o que precisamos aprender é gerar o equilíbrio desse ciclo e desses temas que compõem a nossa vida a fim de buscar a melhor vida que podemos ter”, diz Juliana Almeida Dutra, diretora executiva da Deep – Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes, especialista em gestão de pessoas e coaching.

Segundo ele, algumas medidas podem ajudar profissionais de quaisquer áreas e níveis a obter sucesso no trabalho e na vida pessoal, por meio de uma atitude organizada e objetiva. “O mercado exige cada vez mais qualificação e dedicação das pessoas. Por isso, é importante manter o equilíbrio, saber definir prioridades e estabelecer metas pessoais. Dessa forma, não só investimos energia e recursos no que realmente acreditamos, mas trabalhamos organizadamente para alcançar o objetivo, seja um novo emprego, um curso, uma longa viagem ou o tornar-se dono de seu próprio negócio”, explica.

Como o final do ano é uma época que muitas pessoas procuram usar como um marco da virada pessoal ou profissional, as chamadas resoluções de Ano Novo, seguem algumas dicas de Juliana para quem quer começar a trabalhar essas mudanças, otimizando pedidos e atitudes em busca da realização dos mesmos, com foco ao que realmente fará a diferença:

– O mercado precisa de gente que tenha ação com qualidade. Para isso, as pessoas precisam conhecer mais métodos. Estude mais métodos sobre como fazer as coisas não baseadas no “achismo” e no feeling somente. Para isso busque um curso sério e que realmente vá fazer a diferença. Mas esteja disposto a dedicar-se.

Resultado: para o trabalho e sentido para vida, já que conseguirá a partir de um trabalho melhor alcançar mais objetivos pessoais.

– Aprenda a fazer a gestão do seu tempo: não apenas com agenda, mas aumentando a quantidade de pontes que constrói durante sua vida, algumas pessoas constroem muros e quanto mais muros, mais tempo gastam derrubando para passar.

Resultado: para o trabalho e sentido para a vida já que conseguirá entregar mais, em menos tempo e poderá dedicar-se a cuidar de si próprio com mais atenção, voltando para o dia seguinte com corpo e mente mais preparados para novamente, gerar mais resultado.

– Procure conhecer mais profissionais da área em que deseja atuar. Troque experiências e aumente seu círculo de amizades. Um dos pontos de compensação de estresse é suporte social.

– Identifique seus principais pontos fortes e reforce-os fazendo cursos, atualizando-se e tornando-os mais atuais e ainda mais fortes.

– Procure conhecer mais números – matemática mesmo – mesmo que não goste deles. São eles que transformarão seu sonho em realidade, são eles que darão a você a chance de apresentar seus resultados de forma tangível e farão com que seja reconhecido.

– Exercite a competência da humildade. Ela o levará a caminhos que não pode imaginar e o ajudará a conseguir muitos dos outros dos seus objetivos.

– Não adianta achar que já vai começar uma carreira no topo. É muito comum querer tudo para agora, mas o sucesso é resultado de trabalho, conhecimento e dedicação.

– Leia mais livros, o conhecimento está lá. “Quem lê sabe mais” dizia a avó de uma grande amiga. Também é importante estar informado sobre o que acontece diariamente, no nosso país e no mundo. Estar atualizado é essencial.

– Estabeleça novas metas, comprometa-se com elas de verdade. Metas não são ocupação para quando não se tem o que fazer e depois esquece-se delas. Elas são o que fazer.

– Aprenda a falar português corretamente, antes de se aventurar em outro idioma. Se já sabe, especialize-se em inglês e espanhol para falar fluentemente. Daqui a pouco os profissionais terão que colocar como idioma: português: conversação, escrita e leitura porque não se encontram mais pessoas que falem corretamente e que escrevam bem.

– Aprenda a alimentar-se bem, fazer exercícios e ir ao médico regularmente. Esses serão, um dia, seus maiores patrimônios, e o mercado de trabalho tem exigido não só estrutura psicológica, mas física também e seu corpo e mente precisam estar preparados.

– Guarde dinheiro para aproveitar boas oportunidades. Quem poupa tem mais oportunidade de escolha e negocia melhor em todos os aspectos, até em oportunidades de emprego.

– E por fim, apaixone-se. O mercado está cheio de pessoas que reclamam de sua situação atual, não se encorajam para buscar um novo futuro e que com certeza terão um passado que não os deixará satisfeitos. Apaixone-se e seja feliz.

Fonte: www2.uol.com.br/canalexecutivo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: