Resumo comentado das notícias da semana que passou

Fonte: Blog da Miriam Leitão

Os avanços de Durban – O avanço mais importante visto na 17ª Conferência do Clima da ONU (COP-17), que terminou no domingo, em Durban, foi a negociação de um acordo global até 2015 em que todos os países, inclusive os grandes emissores – EUA, China, Brasil e Índia, terão metas compulsórias para a redução das emissões de gases do efeito estufa. Esse acordo, que entra em vigor em 2020, substituindo Kioto, é mais amplo e eficaz.

Europa – Como era de se esperar, as notícias não melhoraram de uma hora para outra após a reunião da Cúpula da UE. Dados da Eurostat, a agência de estatísticas da região, mostram que a Europa já tem 23 milhões de desempregados; a taxa de desemprego na UE chegou a 9,8%, a maior desde 1995. Na Zona do Euro, é ainda mais alta (10,3%). A agência Fitch rebaixou esta semana oito grandes bancos, e a nota da França deve ser revisada em breve.

BC aponta retração da economia no início do 4º tri – O IBC-BR, indicador do BC que tenta prever o desempenho do PIB, caiu 0,32% em outubro, o que mostra que o 4º tri começou com a atividade em queda. Não foi uma surpresa, porque indicadores importantes, como de produção industrial e vendas do varejo, tinham mostrado desaceleração.

Foi a terceira queda seguida do IBC-Br, mas a expectativa continua sendo que nos dois últimos meses do ano haja alguma recuperação, em função da queda dos juros e de algumas medidas de incentivo ao consumo.

PIB das cidades: O IBGE divulgou esta semana dados do PIB dos municípios referentes ao ano de 2009. Apenas 5 cidades – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte, onde estão 12,6% da população – concentravam 25% do PIB nacional. Isso mostra que a riqueza ainda é concentrada no Brasil.

Por causa da crise, que fez cair os preços das commodities, cidades como Campos, Macaé e Vitória perderam participação no PIB.

Bachelet e as mulheres – Entrevistei Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile, atual diretora da ONU Mulher, para a GloboNews e o GLOBO. Ela apontou várias questões importantes, como o fato de o Brasil ter apenas 8% de mulheres na Câmara.

Disse também que a crise econômica afeta mais as mulheres e que o Estado que passou por uma ditadura tem o dever de procurar a verdade, a justiça e a reparação. Concordo com ela, quando diz que é preciso passar a limpo o passado.

Argentina, mais uma vez, na direção errada – A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, decidiu aprovar uma lei de controle do acesso da mídia ao papel-jornal. O objetivo é explícito: reduzir a liberdade de imprensa na Argetina, controlá-la.

O país segue por um caminho assustador, perigoso. A Argentina, que também manipula os índices econômicos, como os de inflação, erra mais uma vez.

Inflação desacelera – A boa notícia em relação à inflação foi que o IGP-10, da FGV, desacelerou para 0,19% em dezembro, bem abaixo da taxa de 0,44% de novembro. No ano, acumula alta de 5,53%, o que representa uma queda forte quando comparamos com os 11,16% registrados em 2010.

Arrecadação – Por causa da crise, a arrecadação de impostos desacelerou em novembro – R$ 78,9 bi, o que representa alta de 6,39% em relação ao mesmo mês de 2010, a menor taxa de crescimento do ano. É possível que em dezembro não cresça em relação a dezembro do ano passado.

Morre o economista André Urani – O Rio chorou a morte do economista André Urani, que foi muito ligado à cidade. Quando estávamos sem esperança, ele chegava com estudos mostrando que se podia dar a volta por cima, por meio da inclusão das populações que moram nas favelas. Sempre foi ligado a temas como desigualdade, questão racial, mercado de trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: