
Por R$ 240 milhões – R$ 100 milhões pagos à vista ontem, 23-, o grupo M. Dias Branco comprou 100% do controle acionário das empresas cearenses Pelágio Participações S/A e J. Brandão Comércio e Indústria, donas das marcas de biscoitos Estrela, Pelágio e Salsito.
Grupos multinacionais, como a Bunge a Pepsico as assediavam nas últimas semanas.
Na hora da celebração do contrato de compra e venda, houve muita emoção.
Não seria para menos, pois os dois grupos têm a mesma origem.
Pelágio Brandão, criador da Estrela, e Manuel Dias Branco, fundador de M. Dias Branco, vieram de Portugal e aqui implantaram seus negócios.
Concorrentes, os dois grupos e as duas famílias mantiveram sempre relações amistosas e isso foi determinante na escolha do comprador.
Com mais essa aquisição, M. Dias Branco consolida sua liderança no mercado de massas e biscoitos do Brasil.
A trajetória de sucesso da Estrela teve início em 1937, quando um jovem português de 16 anos, Pelágio de Oliveira Brandão, cruzou o Atlântico trazendo em sua bagagem um curso prático de contabilidade, muita garra e determinação. Aliados ao conhecimento que foi adquirindo ao longo do tempo enquanto trabalhava com o pai no ramo da panificação, conseguiu abrir seu próprio negócio.
Em 1946 nascia a Padaria Estrela. Com o crescimento do negócio, parcerias foram feitas ocasionando surgimento de novos produtos e a transformação da empresa em Pelágio Oliveira S/A, no ano de 1986. Consolidando ainda mais o crescimento e o desenvolvimento, é criada uma nova sede em Maracanaú, em uma estrutura maior e ainda mais produtiva, a Estrela. Um marco decisivo na mudança do perfil da empresa. De uma padaria industrial para uma indústria de alimentos.
Fonte: Blog do Egídio Serpa e Site da empresa