Privatização, acordo grego e hora de pensar na educação

Fonte: Blog da Miriam Leitão

Resumo comentado das notícias da semana que passou

Leilão dos aeroportos – Bastante esperado, o leilão de três aeroportos – Guarulhos, Brasília e Viracopos – ocorreu na segunda-feira. Foi um sucesso de ágio, mas ainda há muitas dúvidas. Uma delas é a excessiva participação do estado. Fundos de pensão de estatais vão controlar Guarulhos. A Infraero fará parte das empresas que compraram, o que significa que ela também pagará parte da conta dos super ágios.

Ainda não se sabe o que acontecerá com outros grandes aeroportos engargalados, como Galeão. Os investimentos serão financiados basicamente pelo BNDES. Os maiores operadores mundiais ficaram de fora. Dois dos consórcios vencedores – o de Brasília e o de Viracopos – já tiveram problemas.

Grécia – O governo grego passou a semana negociando e, por fim, na undécima hora chegou a acordo sobre corte de gastos, mas isso não é o fim do problema, como disse aqui ontem. Tem muito chão antes que se possa dizer que está tudo resolvido.

Trabalhadores convocaram greve geral e o desemprego subiu para 20,9%. Hoje milhares já estão nas ruas de Atenas protestando. Partido de direita está saindo da coalizão de governo e, na semana que vem, a Câmara Baixa da Alemanha votará a ajuda à Grécia. Tudo ainda indefinido.

China – Hoje saiu a notícia de que as importações chinesas caíram 15% em janeiro. Comprou 7% menos minério de ferro e 19% menos cobre.

IPCA: A inflação acelerou em janeiro para 0,56% – em dezembro, havia ficado em 0,50%. Apesar disso, o acumulado em 12 meses caiu para 6,22%, abaixo do teto da meta.

Alimentação e transportes pressionaram a inflação. É o primeiro resultado após a mudança na forma de calcular o IPCA. A FAO divulgou que os preços de alimentos voltaram a subir por razões climáticas no mundo, mas estão bem abaixo do pico de 2011.

O governo já está revendo para baixo as previsões de colheita de grãos este ano por causa do fenômeno climático La Niña. Afetou principalmente a produção de soja.

Educação: O movimento “Todos pela Educação” mostrou que há quase 4 milhões de crianças, de 4 a 17 anos, fora da escola. É quase um Uruguai. Isso tem um impacto grande no desenvolvimento do país. As estatísticas da educação falam do futuro do Brasil. O número é chocante e temos de pensar nele.

Emprego na indústria – Cresceu 1% em 2011, segundo o IBGE, bem menos do que no ano anterior (3,4%).

Greve da Polícia em Salvador – O Brasil inteiro ficou assustado, porque houve aumento forte da criminalidade – 150 homicídios desde que a greve começou. Atitudes dos grevistas levam o problema para outro nível. Sem entrar na discussão sobre se é justo ou não é preciso pensar na questão da qualidade da democracia envolvida nesse protesto: trabalhadores armados podem fazer greve?

Se eles têm armas, então, não seria motim? São perguntas que a população está se fazendo. O Exército entrou para dar garantia à população de Salvador. Escutas telefônicas revelaram atitudes ainda mais assustadoras de determinados líderes porque é conspiração contra a ordem pública. Ontem, os policiais civis, militares e bombeiros decretaram greve no Rio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: