Realmente é possível deixar os problemas do lado de fora da sala?

Por Flávio Emílio

Problemas fazem parte da vida de todos nós… São situações que nos preocupam, estressam e alteram nosso estado emocional. Já ouvi diversas vezes pessoas afirmarem que quando estão trabalhando, procuram deixar os problemas do lado de fora, para que eles não afetem o andamento de suas funções.

Sinceramente, não dá para acreditar nisso. Seres humanos são integrais e, por isso, não podem ser divididos em compartimentos. Por mais prático que possa parecer, não será possível largar os problemas na entrada da empresa, como se faz com um casaco, capacete ou mochila num guarda volumes. Os problemas entram conosco, assim como nos acompanham todas as incertezas, inseguranças e medos deles decorrentes.

O que fazer diante dessa realidade inescapável?

Precisamos focar nossas mentes em nossas tarefas. Sei que não é  fácil conseguir, mas ajuda muito. Você lembra daquele dia em que ficou muito aborrecido com alguma coisa e que, surpreendentemente, foi capaz de produzir bem acima da média? Seu cérebro procurou lhe proteger contra o sofrimento. Esse mecanismo de defesa do ser humano pode ser uma arma bastante útil para nos fazer desligar temporariamente dos problemas. Eles não estão lá fora… Permanecerão conosco. Só que não ocuparão mais o centro de nossas atenções e isso gera um alívio extraordinário.

As horas em que tiramos férias dos problemas para priorizarmos o trabalho nos fortalecem para enfrentar com mais vigor e inteligência os desafios que surgem em nossas vidas. Por isso, ao invés de “ruminar” preocupações, trabalhe, interaja, crie e, se possível, sorria. Os problemas parecerão menores do que eram no início do dia!

Flávio Emílio Monteiro Cavalcanti é administrador e Mestre em Gestão de Recursos Humanos .

http://dropsdecarreira.com.br/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: