Sai nova ajuda à Grécia ,petróleo sobe e trabalho escravo

Fonte: Blog da Miriam Leitão

Resumo comentado das notícias da semana que passou.

Sai nova ajuda à Grécia – A Grécia, enfim, receberá a segunda ajuda financeira, no valor de 130 bilhões de euros, que servirá para pagar parte de suas dívidas. Isso foi acertado após uma reunião de 13 horas em Bruxelas no meio do carnaval.

Os bancos terão de dar desconto de 53,5% na dívida bancária dos gregos. Se o país fizer todo o ajuste exigido, chegará a 2020 com 120,5% de dívida/PIB. O alívio foi pequeno e logo voltaram as dúvidas. Os protestos continuam e a agência Fitch reduziu a nota do país.

Recesão à vista – A Comunidade Europeia prevê que a zona do euro pode ter recessão este ano, de 0,3%, enquanto a UE ficará estagnada. Oito países da região que compartilha a moeda única podem ter crescimento negativo. França e Alemanha registrariam pequena expansão.

Incertezas na Venezuela – Em ano de eleições, há muitas dúvidas em relação à saúde do presidente Hugo Chávez, que quer tentar o terceiro mandato. Ele fará nova cirurgia nos próximos dias, em Cuba, porque foi encontrada uma “lesão” no mesmo lugar de onde foi retirado um câncer.

A oposição já tem candidato: Henrique Capriles. Ele disse que espera que Chávez se cure e tenha vida longa, mas criticou a falta de transparência sobre a saúde do presidente.

EUA: O presidente Obama, candidato à reeleição, apresentou uma proposta de reforma tributária, que não deve ser aprovada, mas que poderia servir de exemplo para o Brasil. Quer reduzir o imposto pago pelas empresas, incentivar a competitividade e retirar incentivos fiscais que recaem sobre alguns setores.

Mercado de trabalho – O Brasil criou 118. 895 vagas com carteira assinada em janeiro, segundo dados do Caged, o que representa uma queda de 21,8% em relação ao mesmo período de 2011. Na comparação com dezembro, no entanto, houve alta modesta, de 0,31%.

Trabalho escravo – O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu ação penal contra o senador João Ribeiro (PR-TO) por manter 35 trabalhadores em condições análogas à escravidão.

É um caso que se arrasta há oito anos, quando houve o flagrante. Os trabalhadores eram mantidos em situação desumana e estavam longe de casa, tendo que pagar falsas dívidas. Três ministros votaram contra a abertura do processo.

Arrecadação – A Receita Federal divulgou hoje que o governo arrecadou R$ 102,579 bilhões em impostos e contribuições em janeiro, recorde histórico. Representa uma alta de 6,04% sobre igual mês do ano passado.

Síria – A comissão da ONU que investiga o que tem acontecido na Síria, presidida pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, concluiu que o massacre de opositores no país foi ordenado pela cúpula do regime e cita, inclusive, o presidente Bahsar Assad.

Nota dos militares – Os clubes do Exército, Marinha e Aeronáutica soltaram uma nota conjunta criticando as ministras Eleonora Menicucci e Maria do Rosário porque elas teriam feito, segundo eles,
“críticas exacerbadas” do governo ao regime militar. Criticaram a presidente Dilma por ter aplaudido suas ministras. A presidente reclamou com o ministro Celso Amorim e os comandantes das três forças desautorizaram a nota do pessoal da reserva.

Argentina – Houve um trágico acidente de trem na Argentina com 50 mortos e centenas de feridos. Também sobre a Argentina, mas nada a ver com isso: a Economist decidiu não publicar mais estatísticas oficiais por não confiar nelas. Explicou os motivos num artigo com o título: Não minta para mim, Argentina.

Contas externas – Em janeiro, o déficit nas contas externas foi de US$ 7,1 bilhões, o maior em 65 anos. O resultado foi afetado pelos gastos dos brasileiros no exterior e pela piora nos números da balança comercial.

Petróleo sobe – O Irã antecipou-se às sanções e começa a suspender o fornecimento de petróleo à Europa. Começou pelo Reino Unido e França. Isso somado ao aumento das incertezas em relação à economia mundial fez com que a cotação do petróleo batesse esta semana no pior nível desde o ano passado.

Ouçam aqui o comentário na CBN

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: