“Fiz o melhor possível…” Tem certeza?!

Por Flávio Emílio

Esta coluna é publicada as Sextas Feiras e aos Domingos.

Estou cada vez mais convencido de que precisamos de metas, tanto em nossas vidas, como em nossas carreiras. É fundamental sabermos onde queremos chegar. Estabelecer um alvo, um desejo, um sonho vai nos ajudar a nortear aquilo que fazemos, evitando as dispersões. Apesar de muitos concordarem com esse raciocínio, é comum encontramos gente que não estabelece nenhum tipo de desafio para si.

Experimente perguntar, aleatoriamente, a um colega ou familiar seu, quais as metas dele. Você correrá o risco de ouvir uma resposta como: “não tenho nenhuma… Mas lhe garanto que faço o melhor possível em meu trabalho.”

O que significa o melhor possível?!

Trata-se de um conceito puramente valorativo e subjetivo. Cada um de nós pode construir uma imagem própria do que seja o “seu melhor”. A questão chave é que no mundo corporativo, é preciso pactuar antecipadamente resultados a atingir. Não é aconselhável deixar-se levar pelo sabor dos acontecimentos ou pelo acaso. Conheço gente que trabalha para ver “no que vai dar”. Caso os resultados não sejam bons, a saída será se refugiar por trás de uma cortina de fumaça chamada “fiz o melhor possível”…

A evolução da carreira pede que sejamos objetivos e maduros o suficiente para assumir compromissos formais em torno de metas e padrões. Não alcançá-los pode fazer parte do jogo. Mas lembre-se que, em princípio, todos começam a partida com uma meta, um propósito. Por isso, nunca se separe de seus alvos. Caso sua empresa não os estabeleça, crie os seus. Mas nunca dissipe energia e talento sem saber onde deseja chegar. Assim, você estará bem mais preparado e focado para usar o que tem de melhor em seu perfil profissional.

Flávio Emílio Monteiro Cavalcanti é administrador e Mestre em Gestão de Recursos Humanos .

http://dropsdecarreira.com.br/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: