Mesma profissão, diferentes áreas: quais são os principais erros ao fazer tal transição?

Por Infomoney

Troca de áreas é mais comum do que se imagina, sobretudo entre os profissionais de engenharia, administração e comunicação

A busca por novos desafios e uma melhor remuneração são os motivos que mais levam os profissionais a quererem mudar de área, mesmo continuando na mesma profissão. Entretanto, de acordo com a consultora de transição de carreiras da De Bernt Entschev Human Capital, Rosana Odahara, se não for feita com cuidado e atenção, a transição pode não ser bem-sucedida.

Segundo Rosana, a troca de áreas é mais comum do que se imagina, especialmente entre os profissionais de engenharia, administração e comunicação. Entre os principais erros cometidos pelos profissionais na hora da transição, independentemente da profissão, destaca, está a falta de planejamento, de pesquisa e de preparo financeiro.

“Uma pessoa que deseja trocar de área na mesma profissão consegue, mas não é um processo simples, pois há riscos, visto que pode não dar certo e pode ter redução de ganhos”, explica.

O que fazer então?
Para ter um transição bem-sucedida, o primeiro passo, diz a consultora, é traçar um plano de ação, baseado em pesquisas sobre a nova área de atuação, sabendo o salário habitualmente pago para quem está nos primeiros degraus desta nova área e conversando com pessoas que já atuam no setor. Esse processo, explica, é importante para evitar frustrações, comprometer a carreira com constantes mudanças e comprometer a situação financeira pessoal ou da família.

Neste sentido, fazer cursos pode ajudar, já que o profissional estará aprimorando seus conhecimentos técnicos e formando um novo networking, mais adequado para o trabalho que deseja fazer.

Além disso, diz, é importante que o profissional esteja preparado para ser questionado sobre os motivos da mudança, bem como fazer uma autoavaliação a fim de saber se destacar em processos seletivos e poder apontar o que, na experiência dele, pode ser aproveitado na nova área de atuação.

Fonte: http://www.adiministradores.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: