Européia, latina ou asiática… Que tipo de inteligência é a sua?

Por Flávio Emílio

Esta coluna é publicada as Sextas Feiras e aos Domingos.

Profissionais que nasceram em diferentes partes do mundo apresentam curiosas diferenças de estilo e de desempenho. Essa diversidade pode nos ensinar muito a aprimorar nossas carreiras, quando procuramos filtrar e aprender o que cada tipo de inteligência traz de melhor.

  • Europeus e americanos costumam apresentar fortes componentes de inteligência intelectual. Fruto de leituras, pesquisas e reflexões, a dimensão intelectual da inteligência humana nos permite criar, inovar e desvendar os porquês de muitos dilemas para os quais as empresas buscam respostas. Os melhores analistas serão aqueles que aguçarem a curiosidade intelectual permanentemente.
  • Latinos são conhecidos por sua inconfundível inteligência emocional. A capacidade de interagir, de se relacionar com outras pessoas, tornam os profissionais de ascedência latina bastante sensíveis e compreensivos no trato interpessoal. Isso é fundamental tanto para aqueles que lideram equipes, como para os que delas fazem parte. Não devemos nos esquecer que “saber conviver”, articulando contatos e a network por onde passamos, pode ser um decisivo diferencial de carreira.
  • Asiáticos são caracterizados pela sua exemplar disciplina e concentração. Por isso, desenvolveram a chamada inteligência operacional, que os permite uma extraordinária capacidade de colocar ideias em prática com foco, objetividade e produtividade. Muitas empresas de origem asiática são benchmarks mundiais em suas indústrias, tanto pelos seus produtos superiores, como também pela qualidade em seus pr0cessos e capacidade de realização.

Que tipo de inteligência é a sua?

Independente de onde você tenha nascido ou de qual seja a origem do DNA de seus avós e pais, precisamos absorver um pouco de cada inteligência. Assim, você será não apenas um “cidadão do mundo”, mas sim um profissional [literalmente] globalizado!

Flávio Emílio Monteiro Cavalcanti é administrador e Mestre em Gestão de Recursos Humanos .

http://dropsdecarreira.com.br/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: