O desafio de conseguir “reunir os gatos”

 

 

Por Flávio Emílio

Esta coluna é publicada as Sextas Feiras e aos Domingos.

Gatos são animais independentes, individualistas e, muitas vezes, temperamentais… Cheios de vontades e caprichos, quando adultos, tendem a ser bem menos disciplinados que os cachorros ou cavalos, por exemplo. Foi desse conjunto de características desse tipo de felino que nasceu a expressão “reunir os gatos”.

Tarefa difícil, não?!

É muito comum encontrarmos equipes nas quais as pessoas se comportam como um grupo de gatos. Assim, não conseguem agir em equipe e ainda correm o risco permanente de entrar em conflito.

“Reunir os gatos” é a habilidade dos profissionais agregadores. Experts em articular interesses diversos e minimizar diferenças, eles personificam como ninguém a figura de elos de ligação, coordenando e harmonizando diferentes esforços em torno de objetivos comuns.

Para isso é preciso reconhecer as diferenças, respeitá-las e valorizá-las, procurando direcionar as pessoas para tarefas para as quais elas estão mais preparadas e motivadas.

Acredite… Organizar uma equipe de seres humanos e seus respectivos egos é bem menos difícil que reunir gatos. Com diálogo, persuasão e uma dose de desafio, o resultado não tardará a aparecer. Quanto aos gatos, é melhor deixá-los em paz – felizes para darem vazão aos seus instintos naturais!

Flávio Emílio Monteiro Cavalcanti é administrador e Mestre em Gestão de Recursos Humanos .

http://dropsdecarreira.com.br/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: