Resumo comentado das notícias da semana que passou.
Fonte: Blog da Miriam Leitão
Confira abaixo as principais notícias da semana, que teve como destaques a reunião dos Brics, na Índia, com a presença da presidente Dilma Rousseff, a má notícia da perda do Millôr, e a boa, da cura do ex-presidente Lula.
Segunda-feira
– Comissão de ética dá 10 dias para que Fernando Pimentel se explica pelo recebimento de R$ 2 milhões em consultoria.
– Índica IBC-BR começa o ano com queda de 0,13%. A indústria foi a principal culpada.
– Governo anuncia que o IPI de móveis será zerado e os da linha branca continuará baixos por mais três meses.
– Estadão começa a adiantar várias medidas de apoio à indústria que serão divulgadas na semana que vem. Desoneração da folha e aumento de impostos sobre produto importados. Ao longo da semana as notícias foram se confirmando até que a própria presidente Dilma avisou que vai anunciar esse pacote na semana que vem
– Merkel dá a entender que aceita aumentar o fundo de socorro europeu. Na verdade vai manter o fundo atual, que é provisório e tem 200 bilhões de euros, funcionando junto com o novo, que terá 500 bilhões. Ainda assim, não dá para salvar a Espanha.
– Espanha entra na berlinda esta semana porque anuncia que não vai cumprir a meta fiscal prometida este ano, será 5,3% ao invés de 4,4%. Já não cumpriu a do ano passado. O governo está enfrentando greves-gerais esta semana por causa dos cortes.
Terça-feira
– FH visita Lula no hospital.
– Dilma chega à Índia para a cúpula dos Brics. Passou a semana lá. Um dos pontos é que os Brics querem mais poder nos orgãos financeiros multilaterais e têm o direito de querer.
– BC divulga a nota de crédito que mostra que o juros subiram nos empréstimos bancário porque a inadimplência está maior. Subiu principalmente o crédito concedido para aquisição de veículos.
– Arrecadação bate recorde nos dois primeiros meses do ano, com alta real de 5,99%, mas desacelera.
Quarta-feira
– Congresso aprovou a nova previdência para os servidores públicos. Só vale para os novos contratos. O governo perdeu nove anos, porque essa proposta estava na reforma previdenciária do governo Lula feita em 2003. Todo mundo que foi contratado no governo Lula, e nao foi pouca gente, está ainda no sistema antigo.
– Instituto divulga pesquisa mostrnado baixo índice de leitura dos brasileiros. Começam a ler 4 mas só terminam 2.
– Papa chega a Cuba e se encontra com Fidel.
– Morre Millor Fernandes, uma das maiores inteligências do Brasil. Como disse o Ziraldo, ele era um filósofo que usou o humor para passar suas teses
– Lula recebe alta com um excelente resultado dos seus exames e já anunciou que volta à política.
Quinta-feira
– OEA abre investigação sobre o assassinato de Herzog. Manifestação com confronto no Centro do Rio opõe defensores do golpe de 64 aos opositores. Tudo parece fora de época, porque o Brasil deixou de enfrentar esse tema no momento adequado.
– Gravações revelam envolvimento cada vez maior do senador do Democratos Demóstenes com Carlinhos Cachoeira.
– Greve paralisa obras das principais hidrelétricas do PAC. Jirau, Belo Monte, Santo Antônio e Teles Pires.
– Espanha faz greve geral contra reformas no país.
– BC divulga o relatório trimestral de inflação, com projeção de IPCA para 4,4% este ano. Mas já diz que no ano que vem vai subir. A boa notícia é a inflação na meta este ano. O mercado está mais pessimista, mas este é um ano de inflação menor do que a do ano passado.
– Superávit primário do primeiro bimestre do ano é recorde porque governo aumentou receita com dividendos de estatais.
Sexta-feira
– O primeiro trimestre acaba hoje e o S&P fechará com o maior ganho de um primeiro trimestre desde 1998. Foi um trimestre bom para as bolsas, depois do desastre do ano passado.
– Gasto do consumidor americano tem a maior alta em sete meses, em fevereiro. Subiu 0,8%. A economia está se recuperando.
– Confirmado que o fundo europeu subiu para 700 bilhões de euros.
– Espanha anuncia corte no orçamento de 16,9%.