Um grande negócio chamado ” Vendas “

Vendedor 0Por Mainaldo Medeiros

Vender é uma mais desafiadoras atividades dentro de uma empresa, não basta apenas empregar pessoas, dar a elas algum conhecimento do produto e esperar que saiam em um mercado sofisticado, competitivo e exigente, buscando grandes resultados, levantando bandeiras territoriais, tirando repetidos pedidos. É preciso muito mais para ser um grande vendedor.

São fundamentais treinamentos com equipes de vendas, para formar consultores especializados visando construir relacionamentos comerciais solidos, com o intuito de conquistar o cliente de forma duradoura e não simplesmente fazer uma venda.

Fundamental se faz a conscientização das empresas, que sòmente com um planejamento adequado e com um quadro de funcionários devidamente preparados, interagindo-se mutuamente, teremos uma equipe onde poderão ser tomadas as decisões mais adequadas.

Estamos diante de um mercado cada vez mais exigente e carente de grandes profissionais na área de vendas, em especial no mercado atacadista, mercado este que gera milhões de empregos, milhões em impostos, e na mesma razão em oportunidades diretas de crescimento e porque nao dizer é uma das válvulas impulsinadoras do crescimento de nosso pais. Tudo que se produz tem que ser vendido, desde uma simples ‘ bolinha de gude “ até o mais sofisticado aparelho eletrônico.

Vender é acima de tudo uma atitude, um estilo de vida. Todos nós sem excessão praticamos algum tipo de venda. Tudo sem excessão que vemos ou tocamos, foi em algum momento motivo de uma negociação, feita por algum profissional da área.

Para muitos o significado de vender se traduz em duas palavras : Trabalho e Sucesso. Não podemos exigir uma fórmula mágica que possa nos presentear com resultados positivos sem um longo processo de atributos.

Vender é sem dúvida uma mágica que todos, sem excessão, voluntária ou involuntariamente praticamos diariamente. De várias formas, profissionais das mais diversas áreas estão envolvidos no processo de vendas, sejam vendendo materiais, serviços, imagens pessoais e tantas outras formas.

Definitivamente não existe sorte nessa área, acreditamos sim que todo e qualquer profissional deve estar preparado para alcançar melhores resultados.

Grandes vendas, magnificos fechamentos de negócios, confiabilidade de clientes, são decorrentes de envolvimento profissional, motivado por alguns fatores:

– Preparação

– Envolvimento

– Prática

– Habilidade

– Compromisso

Entende-se por preparação o complemento de um bom planejamento, tanto empresarial como pessoal, efetivado através da correçao de desvios que por ventura possam surgir.

Envolvimento podemos caracterizar como abordagens perfeitas aos clientes ou agentes que estariamos interessados na prestação de serviços ou vendas propriamente dito. Esse processo de envolvimento, requer não só o conhecimento do produto, mas principalmente passar ao cliente uma imagem bem sucedida e num clima de confiabilidade.

É preciso descobrir o que o cliente espera ou precisa para que haja um envolvimento perfeito.

Ligado diretamente ao planejamento, a prática nada mais é que a ação gerada nas visitas ou oportunidades visíveis que venham a acontecer no dia a dia.

Não basta para o profissional nesta área, saber detalhes importantes dos produtos ou serviços e não estar no campo informando aos possíveis clientes, e ao mesmo tempo compartilhando com a empresa informações que venham a acrescentar. Vender sempre vai ser um grande processo de ouvir, entender e executar.

Sucesso depende exclusivamente dessa conjuntura de situações.

Assim como nosso dia a dia, vendas é encantar pessoas, partilhar a confiança que temos pela nossa profissão, acreditar que somos realmente os responsaveis direto pela continuidade do crescimento e garantia de uma economia sólida.

Somos, é a peça fundamental para qualquer que seja a indústria, atacado, loja de varejo,serviços, etc…. Tudo passa em nossas mãos, antes de chegar as maos de terceiros.

É bem verdade que ninguem nasce vendedor. Fica-se vendedor aquele(a) que tiver maior qualificação para ouvir, aprender e ensinar habilidades que possam somar com outras pessoas o supremo grau da confiabilidade.

“Vendedor é a peça fundamental para qualquer industria, atacado, loja de varejo, etc…. Tudo passa nas nossas mãos, antes de chegar as mãos de terceiros.”

Fonte: Livro Miopia Corporativa

Mainaldo Medeiros – Autor, conferencista, com formação em Marketing, trabalhou nos maiores atacados do Pais, de vendedor a gerente de vendas.
Criador do CLUB DO VENDEDOR –(www.clubdovendedor.com.br), acessado em mais de 50 países. Autor do livro “Miopia Corporativa” (Verdades e Mitos) publicado pela Editora 24 horas.

Contato: mainaldomedeiros@clubdovendedor.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: