“Querer é poder” – Dá para acreditar nisso?!

 

Por Flávio Emílio

Esta coluna é publicada as Sextas Feiras e aos Domingos.

Ao longo de nossas vidas, ouvimos uma coleção de frases de efeito. Extraídas de manuais de auto-ajuda, elas servem de incentivo para estimular a autoconfiança, a força de vontade e o desejo de realização em quem as ouve ou lê.

Querer é poder é uma das mais populares. Ela faz parte do acervo que inclui pérolas como: quem acredita sempre alcança, o cliente tem sempre razãoa esperança é a última que morre. Há uma metodologia de treinamento baseada na repetição exaustiva de expressões como essa, às vezes aos gritos, para condicionar o cérebro a introjetá-las no subconsciente… Nada mais inadequado!

Não restam dúvidas de que o querer tem uma força motivacional muito intensa. Nossas maiores conquistas dependem do querer. Se o ser humano não quiser algo, não haverá incentivo que opere o milagre do realizar.

Mas apesar disso, o querer é poder esconde duas interpretações errôneas:

  1. A crença de que basta querer ardentemente algo e tudo acontecerá por milagre, sem esforço. Bobagens como a lei da atração pregadas por livros e filmes como o Segredo se encarregaram de propagar a ideia de que tudo que você deseja chegará, sem maiores esforços.
  2. O fato de ignorar que a ação de variáveis externas e, portanto, imprevisíveis e incontroláveis podem atrapalhar seriamente os planos e sonhos de alguém que se esforçava responsavelmente para atingir suas metas pessoais…

Façamos, então, um acordo em torno do real significado do querer é poder. O sentido mais lúcido e honesto seria: Querer é início da jornada. Realizar é uma possibilidade… Que tal trabalhar focado, aplicando talento, esforço e inteligência para conseguir?

Flávio Emílio Monteiro Cavalcanti é administrador e Mestre em Gestão de Recursos Humanos .

http://dropsdecarreira.com.br/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: