Descubra o que um “gênio do futebol” pode ensinar à sua carreira!

Por Flávio Emílio

Esta coluna é publicada as Sextas Feiras e aos Domingos.

Esqueça por um momento de nomes como Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e outros… Nosso personagem se chama Manoel dos Santos – conhecido popularmente como Garrincha. “Mané”continua a ser reverenciado  como um dos mais talentosos atletas que já atuaram em toda a história do futebol brasileiro e mundial. Dono de um estilo inconfundível de jogo, o camisa 7 impressionava a torcida com seus dribles e sua criatividade. Apesar de ter vivido pouco, apenas 49 anos, muitas histórias são contadas até hoje a seu respeito. A maioria delas revela situações que misturam ingenuidade e bom humor. Uma dessas antológicas passagens se deu em um jogo de copa do mundo. O cenário é o vestiário da seleção brasileira nos instantes que antecederam uma das partidas. O técnico dava instruções detalhadas e complicadas a respeito das táticas que o time deveria utilizar para superar a forte defesa do adversário. Após repetir várias vezes os planos, eis que o técnico se vira para Garrincha e ensina que ele deve receber a bola do companheiro A, descer pela ponta direita, driblar o marcador B, passar pelo lateral C, avançar, cruzar a bola pelo alto para que o centroavante brasileiro fizesse o gol. Tudo muito fácil e bem esquematizado na prancheta. Ao final da explicação, o técnico perguntou se todos haviam compreendido a tática de jogo. Garrincha, não desperdiçou a oportunidade e interveio: “professor está tudo certo. Só quero saber quem é que vai combinar com os gringos, para saia tudo do jeito que o senhor quer!”

Que lições podemos tirar dessa história?

Apesar de traçarmos planos, toda e qualquer carreira será alvo da imprevisibilidade. Ninguém poderá dizer: “Sei exatamente o que acontecerá daqui a dois meses”. O mercado e a concorrência podem trazer modificações significativas nos rumos de uma carreira profissional, tanto para potencializar seu crescimento, quanto para desmontar suas táticas. Portanto, podemos fazer uma analogia com a história contada no início dizendo que é impossível “combinar antes com os gringos”

Isso nos autoriza a rasgar nossos planejamentos e passarmos a apagar incêndios em “tempo real”? De modo nenhum. O planejamento é, e sempre será uma das funções mais nobres da gestão. Ele nos faz pensar, refletir e projetar o que queremos fazer, antes de começamos a agir de forma prática. Um time que entra em campo sem uma tática definida será uma presa fácil para os adversários. Da mesma forma, um profissional que não tem estratégias e não sabe exatamente onde quer chegar ficará “tonto” executando ações desconexas e aleatórias pela falta de um fio condutor claramente definido.

Também não podemos nos colocar numa posição de subserviência cega aos planos. Nunca esqueça que os planos são instrumentos a seu serviço e não o contrário. Submeter-se rigidamente  ao rigor do que foi planejado, mesmo necessitando de ajustes, é querer sufocar sua carreira.

Qual o caminho então? A lógica e a racionalidade do técnico? Ou a genialidade e criatividade do craque?

A resposta passará necessariamente por agregar as virtudes dos dois raciocínios que, ao invés de serem excludentes, revelam uma surpreendente complementaridade. O que realmente faz a diferença e desequilibra o jogo é o talento, não há dúvidas. Porém, precisamos de um plano definido, ou seja, precisamos saber onde queremos efetivamente chegar.

Se você ainda não traçou suas metas, ainda há tempo. Lembre-se que seu plano será um forte aliado rumo ao alcance de resultados. Porém não esqueça de ficar atento aos “gringos” e se eles insistirem em criar dificuldades ao cumprimento do seu plano de carreira, será hora de por em aplicar toda a genialidade e senso de improvisação para readequar suas táticas, ou seja, será hora de por em prática o “efeito garrincha”.

Flávio Emílio Monteiro Cavalcanti é administrador e Mestre em Gestão de Recursos Humanos .

http://dropsdecarreira.com.br/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: