Resumo comentado das notícias da semana que passou.
Fonte: Blog da Miriam Leitão
A semana teve como destaques a visita da presidente Dilma aos Estados Unidos e a queda dos juros pelos bancos públicos, que vai colocar mais competição no sistema bancário e ajudar a diminuir os spreads no Brasil. Vejam abaixo.
Domingo
– Chávez chega a Cuba para mais uma sessão de quimioterapia.
Segunda-feira
– Dilma chega aos Estados Unidos para reunião de cúpula e cobra ação contra tsunami monetário. Também defende o fim do bloqueio a Cuba. Brasil não teve o mesmo tratamento diplomático de outros países emergentes como Índia e Coreia do Sul, que tiveram jantar de gala na Casa Branca.
– Caixa Econômica segue o Banco do Brasil e também anuncia corte de juros.
– Espanha anuncia corte de 10 bilhões de euros em saúde e educação
– Facebook paga US$ 1 bilhão pelo Instagram (aplicativo para compartilhamento de fotos).
Terça-feira
– Bolsa americana tem maior queda no ano: queda de importação pela China, reflexo na Europa do número fraco de emprego americano na sexta, preocupação com a economia espanhola.
– Acordo no Congresso permite a criação do CPI do Cachoeira.
– Ex-senador americano Rick Santorum desiste da pré-candidatura republicana à presidência dos EUA. Com isso, o caminho fica livre para Mitt Romney enfrentar Obama.
– Coreia do Norte anuncia que manterá teste com satélite esta semana.
– Banqueiros têm reunião com o governo para discutir a queda dos spreads, mas pedem menos impostos e menos compulsório.
Quarta-feira
– Assassino de jovem negro finalmente é indiciado na Flórida.
– Primeiro-ministro Italiano, Mario Monti, critica publicamente os espanhóis, e Mariano Rajoy rebate. Na França, no final de semana, Sarkozy pede votos para que os socialistas não ganhem e a “França vire uma Espanha”.
– Bolsas se recuperam. Dirigente do BCE diz que o banco pode atuar na compra de títulos espanhóis.
Quinta-feira
– Supremo permite, por 8 votos a 2, a interrupção da gravidez em casos de fetos com anencefalia.
Sexta-feira
– PIB chinês tem o menor crescimento em três anos, de 8,1%, numa taxa anualiza, na primeiro trimestre. No quarto, foi de 8,9%.
– Teste norte-coreano falha e foguete cai no mar.
– A Argentina ameaça reestatizar a YPF, que hoje é da Repsol, e o governo espanhol diz que se acontecer haverá retaliação. O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Garcia Margallo, afirmou que a interrupção da negociação do governo argentino com a Repsol não será apenas econômico, será a “ruptura de uma relação fraternal que temos tido durante muito tempo”.
– Numa cerimônia da CNI, a presidente Dilma disse que a estrutura tributária no Brasil é pesada demais. Disse que é preciso crescer sem gerar inflação, que os spreads bancários têm que ter nível internacional, e que país rico é aquele que mantém uma indústria competitiva, inova e educa seu povo.
– IBGE divulgou a Pesquisa Mensal de Comércio de fevereiro. Caiu 0,5% em relação a janeiro. Em comparação com fevereiro de 2011 é um aumento de 9,6%.