A importância da diferenciação nos negócios

Por Vanessa Versiani.

Se você tem uma empresa e quer aumentar suas vendas ou se está pensando em abrir uma empresa, seja em que área for, é importante que leia este texto e pense sobre o tema. Criar diferenciais para seu negócio é essencial para que ele seja, de fato, um sucesso. Se você só quer ter uma empresa pra dizer que é empresário não precisa ler o texto, pois ele é feito para quem sabe dar valor ao dinheiro e quer valorizar sua idéia de negócio aumentando as chances de ter uma empresa lucrativa e que torne-se referência positiva no mercado.

Suponhamos que você queira abrir uma padaria. O exemplo vale para qualquer tipo de negócio, de padaria a concessionária de carros de luxo. O que levaria algum cliente a comprar na sua padaria ao invés de qualquer outra? Se você disse “o preço” começou errado. Se respondeu “a qualidade dos produtos”, errou também, pois qualidade é o mínimo que você tem obrigação de oferecer. Então… pense um pouco mais… O que sua padaria tem de tão especial que faria com que alguém comprasse nela e não em outra?

No caso de padarias, como em muitos outros negócios, diferencial é importantíssimo. Só perto do meu prédio, andando um raio de três quadras, encontro pelo menos sete padarias. Três quadras é uma distância pequena, que percorro facilmente enquanto levo meu cachorro pra passear.

Na cidade onde nasci há um bairro em que há uma imensa concentração de lojas de automóveis. De pequenas que vendem carros de várias marcas, novos e usados até grandes concessionárias. Praticamente todas da cidade estavam (e talvez ainda estejam) neste bairro. Muitas numa mesma quadra, uma ao lado da outra. Você pode fazer uma ampla pesquisa sem andar muito. O que faria alguém optar por uma ou outra dessas inúmeras lojas?

O que dizer então de um shopping, onde temos inúmeras lojas de um mesmo segmento muito próximas umas das outras? Se você quer almoçar, há dezenas de restaurantes e lanchonetes agrupados, geralmente no mesmo andar, na praça de alimentação. Se quer comprar calçados ou roupas, há uma infinidade de opções. E o mesmo com vários outros tipos de produtos e serviços. Porque alguém optaria por uma ou outra loja? Que motivo alguém teria para escolher a sua loja ou o seu restaurante?

Alguns empresários confiam em marcas, acreditando que pelo simples fato dele trabalhar com a marca X atrairá clientes. É um engano. Muitos consumidores querem, sim, ostentar a marca, mostrar que usam a marca X. No entanto, consumidores inteligentes deixam de comprar numa empresa se faltam requisitos que ele considera importantes. E mesmo a marca X pode ter produtos para diferentes perfis de clientes. É importante que você tenha foco e defina para que tipo de cliente pretende vender, até para escolher a localização de sua empresa.

Que requisitos são estes que o cliente avalia? Vai depender de quem é seu público-alvo. Cada público tem suas peculiaridades e dá maior importância a uma coisa ou outra. Querer agradar todo mundo é uma péssima idéia. Rótulos muitas vezes são limitadores mas traçar um perfil de seu público-alvo é muito mais que rotular. É pensar em seu cliente com detalhes como sua situação econômica, seu poder de decisão de compra, seus gostos, interesses, e vários outros pontos que são importantes para que você elabore suas estratégias de marketing, defina o nome fantasia da empresa, a localização, os diferenciais, etc. O perfil de seu consumidor-alvo é necessário para elaborar estratégias de sucesso para seu negócio.

Se quer encontrar respostas sobre a diferenciação de sua empesa, quer ela já exista quer esteja sendo planejada, contrate nosso treinamento em branding e marketing para empreendedores. Assim você terá informações que podem te deixar muito mais próximo do sucesso verdadeiro. A escolha é sua. Você pode ter uma empresinha mais ou menos ou ter uma empresa de sucesso, com diferenciais interessantes para seus clientes-alvo. É preciso estar à frente de seus concorrentes em vários aspectos para ter sucesso. É preciso ser mais atraente para o perfil de público que você visa atingir. E este perfil pode ser completamente diferente do que a maioria tenta atingir.

Vanessa Versiani, especialista em treinamentos de imagem e estilo da Diferencie-se!

Diferencie-se! Porque você é único

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: