Todo o dia é dia de oferta na Buri

Logotipo da Buri

Por: Pedro Paulo Galindo Morales.

A empresa Casas Buri S/A Comércio e Indústria foi fundada em 1942 por Mário Bussab e Paulo Ribeiro. As sílabas iniciais dos dois sobrenomes formam o nome da organização.

A área de atuação das Casas Buri era capital, interior de São Paulo, Paraná e Centro Oeste do Brasil onde tinham varias lojas nas cidades destas regiões.

As Casas Buri comercializavam roupas de cama, banho e mesa, tecidos em geral, além de televisores e eletrodomésticos, suas lojas eram a maior concorrente das Casas Bahia na época, chegou a ter quase 200 lojas.

Loja de Campinas interior de São Paulo

A empresa também contava com uma financeira, a Buri S.A. – Crédito, Financiamento e Investimentos, que financiava as compras de seus clientes que compravam pelo sistema de crediário.

Um de seus garotos-propaganda foi o apresentador de TV e empresário Silvio Santos, que cantarolava um famoso jingle “Todo o dia é dia de oferta na Buri” e em que no final soletrava o nome da empresa, além de fazer propagandas em porteiras de fazenda no interior do estado de São Paulo.

As Casas Buri fizeram muito sucesso na década 70 e 80, mas devido a alguns insucessos administrativos e o crescimento de marcas como  Casas Bahia, G. Aronson, Sears/Sandiz e Mappin, a Buri perdeu mercado e aos poucos foram fechando algumas filiais.

Em 1992 as Casas Buri foram vendidas para a Globex Utilidades S.A proprietária das Lojas Ponto Frio, que nesta época estava em fase de expansão com a aquisição de empresas já estabelecidas no mercado, tais como a J.H. Santos, Kit Eletro e de 81 pontos de venda da rede Disapel, passando com isso a liderar o ranking do setor de varejo eletroeletrônico em número de lojas.

O Ponto Frio rebatizou as 110 lojas compradas, das quais 50 em São Paulo, com seu nome e consolidou assim a sua presença em São Paulo, Paraná além de algumas cidades do Centro Oeste.

Anúncios

3 Responses to Todo o dia é dia de oferta na Buri

  1. gilson luis bastos disse:

    bom dia,gostaria de saber:trabalhei nas casas buri a muito tempo registrado 4 anos….para efeito de aposentadoria …tive minha carteira prof.roubada…preciso recuperar este registro…poderiam me dizer como posso e onde posso conseguir esta informaçao ou com qual empresa…obrigada

    • NEY FARIA disse:

      AS CASAS BURI FORAM COMPRADAS PELO PONTO FRIO

    • Gilson, também trabalhei na Buri. Eu fui o officeboy do Mario Bussab e do Paulo Ribeiro. Isso com 14 anos de idade. Depois fui para o departamento de calculo de balanços da empresa. Ali eu cuidava sozinho da revisão dos balanços até 1970, quando saí. Olha: também tive o mesmo problema com carteira de trabalho na Buri. Eles desapareceram com uma das carteiras de menor que tive. Quanto ao seu caso: a Buri foi comprada pela Ponto Frio. Acho que a Ponto Frio foi comprada pelo Pão de Açucar….. Precisa falar nos departamentos de pessoal dessas empresas….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: